Em resumo, nos últimos cinquenta anos o mar de Aral perdeu 90% de sua área, tornando-se num grande areal. Para ter uma ideia da gravidade dessa tragédia, vale ressaltar que na década de 60 ele era considerado um dos maiores lagos salgados do mundo, o qual ocupava uma área aproximada de 68 mil Km2 de extensão.
O desaparecimento do Mar de Aral, na Ásia Central, é uma das maiores catástrofes provocadas pelo homem do mundo. Para estimular o cultivo de algodão, políticas de irrigação agressivas implementadas pelos soviéticos transformaram 90% do que costumava ser o quarto maior lago do mundo em um deserto.
O Mar de Aral é um mar interior que está localizado no centro do continente asiático. O Mar de Aral corresponde a um imenso lago constituído de água salgada que se encontra no centro do continente asiático, esse é considerado um mar interior que se estabelece entre o Cazaquistão (norte) e o Uzbequistão (sul).
A diminuição em seu tamanho ocorre em virtude da interferência humana, que intercepta grande parte da água que abastece o Aral para a irrigação, especialmente para o plantio do algodão.
O ponto de partida para a destruição do Mar de Aral ocorreu a partir da implantação do governo da ex-União Soviética, do cultivo de extensas áreas de algodão, com aplicação de agrotóxico e substâncias para desfolhar as plantas.
Além de poluído, mar menor causa verão mais quente e inverno mais frio. Duas imagens de satélite feitas pela agência espacial americana (Nasa) revelam uma impressionante redução do volume do Mar de Aral nos últimos cinco anos. A primeira foto foi feita em 2008 e a segunda, neste domingo (22).
A areia poluída do leito seco do Aral voa quilômetros com o vento, afetando populações da área. O resultado disso foi o crescimento de incidências de doenças respiratórias, do fígado e dos rins e câncer da garganta e do esôfago. Para se ter uma ideia, a expectativa de vida da população local caiu de 65 para 61 anos.
2- Com o tempo, a concentração de poluentes no lago foi se tornando cada vez mais elevada, resultando na perda da biodiversidade, no aumento da salinidade e na redução da população de peixes e outros animais.
Com isso, observa-se a descida dos níveis de água, o grande declínio da pesca, degradação do ecossistema, tendo como consequências: deterioração do ambiente, falta de água para população, condição de saúde precária, sendo então, uma tragédia.
O principal problema ambiental é o volume das águas ter diminuído. Uma das causas foram os desvios de água que foram feitos para a realização de diversas irrigações, ficou o sal e prejudicou o solo e os peixes. O Mar de Aral também está muito poluído, o solo próximo está com grande quantidade de agrotóxicos.
A ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia, por exemplo, vêm provocando alterações diversas.
pois utilizaram a água dos rios que o formam para a irrigação de plantações, mas com a utilização da água foi feita sem planejamento atualmente o ecossistema dos rios que o constituem acabou diminuindo drasticamente seu nível de água, e com a utilização de agrotóxicos e fertilizantes sem planejamento acabou ...
O mar de Aral localiza-se na região da Ásia Central. Esse mar está secando por conta de ocorridos durante o período de existência da União Soviética, que desviou os rios que o abasteciam.
Resposta. Resposta: Um processo de desertificação, em razão da grande captação de água para a agricultura de países vizinhos a este.
42 m
A salinização é um processo que ocorre gradualmente ao longo de meses de práticas agrícolas incorretas e se caracteriza pelo aumento da concentração de sal no solo. O desvio das águas dos rios Amu Dária e Syr Dária que desembocavam no mar de Aral é um exemplo dessas práticas agrícolas incorretas.
mar de Aral
A ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.
Florestas são queimadas, o solo fica debilitado e as pessoas sofrem. As atividades dos seres humanos interferem cada vez mais na Amazônia. As forças de mercado, a pressão populacional e o avanço da infraestrutura causam impactos em grandes áreas de floresta.
Indica se o impacto ambiental é direto ou indireto, da seguinte maneira: impacto direto - resultante de uma simples relação de causa e efeito; impacto indireto - resultante de uma reação secundária em relação à ação, ou quando é parte de uma cadeia de reações.