2-Órgãos linfóides secundários (periféricos) Os linfócitos diferenciam-se a partir de células tronco, nos órgãos primários, mas migram para os secundários, locais que os linfócitos interagem entre si, com células acessórias e com antígenos.
Os órgãos secundários como o baço e os pertencentes ao sistema linfático como os gânglios são responsáveis por filtrar o sangue e suas células especializadas em fagocitar micro- organismos invasores.
Os plasmócitos se desenvolvem a partir de células B (linfócitos B), um tipo de glóbulo branco que normalmente produz anticorpos. Essas proteínas ajudam o corpo a combater infecções. Os plasmócitos estão presentes sobretudo na medula óssea e nos linfonodos.
Os adipócitos são células que armazenam gordura e formam o tecido adiposo. A formação do tecido adiposo ocorre com base nas células do mesênquima (tecido embrionário) indiferenciadas.
Tecido Adiposo Multilocular É encontrado principalmente em animais que hibernam. Nos seres humanos está presente em recém-nascidos, fica restrito a regiões específicas nos adultos. Recebe o nome de multilocular por causa das várias gotas de gordura suspensas no citoplasma dos adipócitos.
O tecido conjuntivo mucoso é composto basicamente de fibroblastos e é de consistência gelatinosa graças a predominância de ácido hialurônico com muito poucas fibras. O tecido mucoso é o principal componente do cordão umbilical (Geleia de Wharton) mantendo a nutrição das células, e da polpa jovem dos dentes.