Kabat-Zinn (1990) define mindfulness como uma forma específica de atenção plena – concentração no momento atual, intencional, e sem julgamento. Concentrar-se no momento atual significa estar em contato com o presente e não estar envolvido com lembranças ou com pensamentos sobre o futuro.
O Mindfulness (ou "Atenção Plena") é uma técnica de desenvolvimento pessoal para atingir um estado de presença e consciência intencional do corpo e da mente. Com a técnica de Mindfulness, a pessoa se torna mais ciente de suas emoções, pensamentos e sensações físicas no momento presente e sem julgamento.
O que é mindfulness? De forma bem resumida, podemos dizer que trata-se de um conjunto de técnicas que trabalham a mente, ajudando na concentração no momento presente. ... São diferentes técnicas que têm como propósito aumentar o foco e acalmar a mente.
Nesse estado, o indivíduo se concentra em si mesmo, nas suas ações e sentimentos do momento, sem outros pensamentos sobre o futuro. Assim, ele consegue diminuir a ansiedade e melhorar a absorção de informação pelo cérebro para encarar os desafios do presente.
A meditação muda a massa cinzenta do cérebro Quando uma pessoa aprende uma habilidade particular – como a meditação – ela está exercitando essas áreas de massa cinzenta (que são as células cerebrais conectadas umas às outras), cujo trabalho é formar essa habilidade.
Alguns estudos indicam que a meditação pode alterar fisicamente o cérebro e o corpo, reduzir a pressão sanguínea, a insônia e os sintomas de depressão e ansiedade. Mas as mudanças induzidas no cérebro talvez sejam as mais impressionantes.
Idealmente, um período de 15 a 20 minutos é um ótimo tempo para trazer os máximos benefícios da meditação, mas 5 minutos já são suficientes para permitir uma viagem para dentro de si, alcançando tranquilidade e foco.
Conheça agora algumas técnicas para você praticar a meditação antes de ir para cama.
"A meditação reduz o estresse e a ansiedade fortalecendo o sistema nervoso e imunológico, melhora a memória, a autoestima e aumenta a capacidade de concentração".
A meditação para dormir é eficaz para aquietar pensamentos inoportunos ao momento. Confere profundo relaxamento e conduz ao estado ideal para o sono revigorante. A melhor forma de atestar os efeitos da meditação é experimentando-a, na prática.