substantivo feminino Multiplicação; em que há reprodução; que se multiplica, se propaga ou se reproduz com facilidade: proliferação de doenças; proliferação de bactérias.
adjetivo Que fica mais alto do que os demais; que se destaca; notável. Que aparece de maneira saliente; protuberante: cicatriz proeminente. [Figurado] Que tende a se destacar ou se sobressair tendo em conta suas características intelectuais, riqueza ou poder; notável, superior: classe proeminente do bairro.
A proliferação celular é a rapidez com que uma célula cancerígenas copia seu DNA e se divide em duas células.
Os tecidos humanos podem ser classificados em diferentes tipos, sendo os quatro tipos básicos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Tecidos são conjuntos de células organizadas que trabalham de maneira integrada para desempenhar uma determinada função.
Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos.
Os tecidos epiteliais não possuem vasos sanguíneos (avasculares). As trocas gasosas, água, nutrientes e produtos metabólicos nitrogenados, são feitas por “difusão” célula a célula, desde o tecido conjuntivo subjacente (vascularizado).