EQST

O Que A Era Dos Extremos?

O que é a era dos extremos?

Em 1994 publicou “A Era dos Extremos” onde o historiador analisa o período compreendido entre 1914, início da Primeira Guerra, e 1991, ano da queda da União Soviética e o fim dos regimes socialistas do Leste Europeu. ... [4] Vários foram os fatores de eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Por que o século XX é considerado uma era dos extremos?

Segundo ele, o século XX foi marcado como a Era dos Extremos devido aos acontecimentos drásticos que vão marcar o período como um todo: Primeira Guerra Mundial, Crise de 1929, ascensão dos nazifascismos, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, fragmentação da União Soviética etc. ...

Como citar a era dos extremos?

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos – O Breve Século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Qual é a ideia principal do texto a era dos extremos?

O historiador Eric Hobsbawm, responsável por analisar minuciosamente as relações sociais, políticas, econômicas e culturais do século XX, decidiu atribuir a este o significado de “Era dos extremos”, um século marcado por uma série de conflitos, mudanças e transformações que impactaram a sociedade global.

O que Eric Hobsbawm defende?

Hobsbawm olha para o futuro e reflete sobre os novos tempos, sobre o que será de nossas vidas nas próximas décadas. O historiador discute ainda o tipo de mundo que deixaremos de legado para os nossos filhos.

O que foi a era da catástrofe?

A “Era da Catástrofe”, que se inicia em 1914 com a Primeira Guerra Mundial, “que assinalou o colapso da civilização (ocidental) do século XIX” (p. 16), caracterizada por uma civilização capitalista, liberal, burguesa, cientificista, eurocêntrica e se fecha com o resultados da Segunda Guerra Mundial (1945).

Porque apenas Século 20?

O século XX iniciou em 1 de janeiro de 1901 e terminou em 31 de dezembro de 2000. Foi um período que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder. ... O século XX foi marcado por um período de mudanças tecnológicas, políticas e sociais.

Quem é o autor do texto a era dos extremos?

O livro Era dos Extremos: o breve século XX, 1914–1991 é um livro de História escrito por Eric Hobsbawm em 1994 que discorre sobre o século XX, mais precisamente do início da Primeira Guerra Mundial em 1914 até a queda da União Soviética, no ano de 1991.

Como o historiador Hobsbawm define passado?

(HOBSBAWM, 2004, p. 25). A concepção de passado, portanto, não se reduz à ideia de “conservação”, mas abrange a de que ele é um valor que faz dos homens seres históricos, comprometidos com suas heranças culturais e sociais, mesmo em contextos em que já são identificadas rupturas em suas estruturas.

O que é história Eric Hobsbawm?

Sobre História, o livro mais recente de Eric Hobsbawm, reúne um prefácio e 22 ensaios, escritos entre 1968 e 1997, dos quais apenas seis nunca tinham sido publicados até agora. A maioria deles (16) foi apresentada originalmente em conferências, colóquios e aulas magnas.

Como Hobsbawm divide a história?

Hobsbawm divide a história do século em três "eras". A primeira, "da catástrofe", é marcada pelas duas grandes guerras, pelas ondas de revolução global em que o sistema político econômico da URSS surgia como alternativa histórica para o capitalismo e pela virulência da crise econômica de 1929.

Como foi chamada a era de Eric Hobsbawm?

Era dos Extremos – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual o papel do historiador Eric Hobsbawm?

Eric Hobsbawm continuará a ser lido como um historiador marxista, mas nunca como o formulador de uma teoria historiográfica original, sempre será o notável historiador das grandes sínteses explicativas, o seu legado maior será o de ter construído de maneira incomparável uma obra historiográfica de largo alcance para o ...

Qual era o pensamento de Eric Hobsbawm?

Marxista e militante do Partido Comunista Britânico desde 1936 até à sua dissolução, em 1991, conhece o auge da sua projecção mediática exactamente após a queda do comunismo. Ganhou a celebridade não por ser marxista - nem apesar disso – mas por ser um extraordinário historiador.

Como o historiador Eric Hobsbawm e a Revolução Francesa?

Nesta obra, preparada durante o icônico ano de 1989 – o bicentenário da Revolução Francesa -, Hobsbawm busca se contrapor ao revisionismo reacionário em torno da data, o qual procura rebaixar a necessidade de uma crise revolucionária para a emergência de uma nova sociedade.

Como Eric Hobsbawm se refere às duas guerras mundiais?

São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 30. Para o historiador Eric Hobsbawm, as duas guerras mundiais ocorridas no século XX se referem a um mesmo processo, que se inicia em 1914 e se encerra em 1945. ... que acabariam desembocando na Segunda Grande Guerra.

Qual o invento que marcou o primeiro ano do século 20?

O médico Alexander Fleming descobriu no início dos anos 20 descobriu que um fungo de nome Penicillium notatum impedia a evolução das bactérias. Sua descoberta levaria a criação da Penicilina, o primeiro antibiótico.