1. Sem motivo, causa, prova, fundação.
Dar de graça o que de graça receber com humildade, caridade e fé. Esse é o lema da umbanda, religião brasileira que mistura vários elementos do cristianismo, do espiritismo e de cultos africanos.
Divindades e entidades São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.
Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Um número pequeno, diante dos mais de 200 existentes na África Ocidental, a célula mater dessas divindades.
Nos 3 primeiros dias a pessoa ficará descansando e fazendo os ebós de limpeza, que serão apurados no jogo de búzios e tomando banhos com folhas sagradas e abô. Ficará recolhida no roncó (quarto específico de recolhimento) próximo ao peji e será feita a primeira obrigação, que é o bori.
A palavra roncó, no candomblé jeje-nagô, geralmente é utilizada para se referir a um compartimento sagrado instalado nas dependências dos terreiros.
O sacrifício do animal serve como uma oferenda ao orixá, para que ele descarregue as energias negativas da pessoa, que é transferida ao animal, abatido em seguida. O ritual de corte deve ser realizado por um sacerdote específico da casa, o axogum.
Sacrificamos o cabrito, a cabra, a codorna, a galinha da angola, o galo, a galinha, a franga, o pato, a pata, paturi, enfim, esses são os principais. São os Orixás que definem quais animais vão ser sacrificados.
é dado ao Santo. Diferente dos cultos de magia negativa onde animais sofrem. Nestes cultos, o intuito é fazer com que as pessoas (“vítimas da entrega”) sejam afetadas pelo trabalho do baixo astral. Umbanda, Candomblé, Quimbanda, etc., cada um tem sua ritualística.
Alguidar (em árabe: al-giḍār) ou ababá (em iorubá: agbabá; em fom: agbará; em haúça: albada) é uma vasilha circular feita de barro (argila), utilizado nos rituais das religiões afro-brasileiras para fazer ibás orixás ou oferendas dentro do terreiro aos Orixás, caboclos e Exus.
Folhas sagradas, Euê Orô (Ewé Orò) ou Folhas de Orô é como são chamadas as folhas, plantas, raízes, sementes e favas utilizadas nos preceitos e cerimônias como água sagrada das religiões afro-brasileiras.
É um objeto de barro caracterizado como um vaso para uso doméstico comumente usado na cozinha artesanal. ... Nas muitas cozinhas da Bahia, o uso do alguidar marca o conhecimento de sabe fazer comida seguindo as técnicas tradicionais.