Quais As Causas Do Hipotireoidismo E Hipertireoidismo?

Quais as causas do hipotireoidismo e hipertireoidismo

A tireoide é uma glândula endócrina importantíssima para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina), estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos do organismo.

Por vezes as manifestações não são intensas, mas o inchaço, a intolerância ao frio, a redução do volume do suor e modificações na pele podem estar presentes. Veja, a seguir, outros possíveis sintomas:

Cisto pilonidal

Muitas vezes essa enfermidade pode se manifestar lentamente, e a aceleração do metabolismo pode ser identificada apenas como uma maior disposição que levará ao cansaço, dado o elevado gasto energético.

O hipertireoidismo subclínico é caracterizado pela ausência de sinais e sintomas indicativos de alteração na tireoide, no entanto no exame de sangue pode ser identificado TSH baixo e T3 e T4 estão com valores normais. 

O tratamento começa com pequenas doses do hormônio tireoidiano, porque uma dose muito elevada pode causar efeitos colaterais graves, embora às vezes possa ser necessário usar doses elevadas. A dose inicial e a taxa de aumento são especialmente pequenas nos idosos, que têm frequentemente maior risco de reações adversas. A dose é aumentada gradualmente até que os níveis de TSH no sangue da pessoa voltem ao normal. Durante a gravidez, as doses geralmente precisam ser aumentadas.

Como confirmar o diagnóstico

Como confirmar o diagnóstico

Os sintomas típicos, tais como ganho de peso, cãibras musculares, formigamento das mãos e incapacidade de tolerar frio, são menos comuns entre os idosos. Quando esses sintomas ocorrem entre os idosos, eles são menos óbvios.

A tempestade tireotóxica — resultante de hipertireoidismo grave não tratado ou inadequadamente tratado — é uma emergência potencialmente fatal que se manifesta com sintomas graves de hipertireoidismo e pode resultar em colapso ou choque cardiovascular; é tratada com um regime de fármacos antitireoidianos, iodo e suporte hemodinâmico.

Entenda as funções da tireoide

Em pacientes com hipertireoidismo subclínico que tomam levotiroxina, a redução da dose é o tratamento mais apropriado, a menos que o objetivo do tratamento seja manter os níveis de TSH suprimidos em pacientes com câncer de tireoide.

De acordo com as orientações da SBEM, pessoas com hipotireoidismo ou hipertireoidismo não fazem parte do grupo de risco para a infecção da covid-19, ainda que suas causas estejam relacionadas a doenças autoimunes, como a tireoidite de Hashimoto e a doença de Graves.

Hipotireoidismo | Comenta #23

Hipotireoidismo | Comenta #23

Desde que você esteja sendo acompanhada por um médico e as enfermidades estejam sendo devidamente controladas, há grandes chances de se ter uma gestação sem problemas. A declaração é de Carolina Ferraz, endocrinologista da SBEM-SP e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A tireoide é uma glândula situada na base do pescoço, tem cerca de 5 cm de diâmetro e pesa aproximadamente 15 g. Em geral, ela é representada como uma borboleta porque possui duas metades (lobos) que são interligadas por uma parte central (istmo). Apesar disso, a palavra tireoide deriva do grego thyreos, cujo significado é escudo.

(Tireotoxicose)

Se ocorrer agranulocitose com um dos fármacos de peroxidase antireoidiana (metimazol ou propiltiouracil), evitar o uso de outro fármaco da mesma classe; em vez disso, utilizar outra terapia (p. ex., radioiodo, cirurgia).

Essa cirurgia é indicada nos casos onde os outros tratamentos não resultaram ou quando existe a presença de nódulos, aumento exagerado da tireoide ou câncer, e, de acordo com a gravidade da doença, pode ser total ou parcial, ou seja, se toda a tireoide é retirada ou apenas uma parte.

Como é o tratamento do hipertireoidismo?

Na hora da consulta, aproveite ao máximo a conversa com o médico e tire todas as suas dúvidas. Para facilitar, você pode levar por escrito suas perguntas para que ele explique o que você deseja saber.

Após 6 semanas do início do uso dos medicamentos, o médico pode verificar os sintomas que a pessoa apresenta e solicitar um exame TSH para verificar se é preciso ajustar a dose do medicamento até que a quantidade de T4 livre esteja normalizada. Depois disso, os exames para avaliar a tireoide devem ser realizados 1 ou 2 vezes por ano, para verificar se é preciso ajustar a dose do medicamento.

Metimazol é o fármaco preferido. A dose inicial usual de metimazol é de 5 a 20 mg por via oral 2 ou 3 vezes ao dia. A normalização do TSH atrasa a normalização dos níveis de T4 e T3 em uma ou mais semanas. Portanto, quando os níveis de T4 e T3 normalizam, reduz-se a dose para a menor dose eficaz, geralmente 2,5 a 10 mg de metimazol, uma vez ao dia para evitar a indução de hipotireoidismo. Em geral, o controle é alcançado em 2 a 3 meses. Doses de manutenção de metimazol podem ser mantidas por um ou vários anos, dependendo das circunstâncias clínicas. O carbimazol, amplamente utilizado na Europa, mas que não está disponível nos Estados Unidos, é rapidamente convertido em metimazol. A dose inicial é semelhante à do metimazol; a dose de manutenção é de 2,5 a 10 mg por via oral uma vez ao dia ou 2,5 a 5 mg duas vezes ao dia.

Quais são as causas do hipertireoidismo e hipotireoidismo e quais são seus tratamentos?

O termo hipertireoidismo se refere ao excesso da produção dos hormônios pela glândula tireoide. A causa mais comum para o hipertireoidismo é uma doença autoimune chamada Doença de Graves. Da mesma forma que no hipotireoidismo, o organismo não reconhece a tireoide como própria e começa a produzir anticorpos contra ela.

Pode morrer de hipertireoidismo?

Se não tratada, a doença pode levar ao comprometimento da visão e cegueira, desenvolvimento de osteoporose, além de ocasionar arritmias cardíacas que podem levar à morte.

Como saber se estou com tireoide que engorda?

Enquanto que o hipertireoidismo pode causar sintomas como agitação, nervosismo, dificuldade de concentração e emagrecimento, o hipotireoidismo causa sintomas como cansaço, perda de memória, facilidade para engordar, pele seca e fria, ciclo menstrual irregular e queda de cabelo.

Qual é a doença que pode ser decorrente de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e causa sintoma observável na região do pescoço?

Existem diversas causas de bócio, incluindo hipo- e hipertireoidismo, gravidez e falta de iodo na dieta. O principal sintoma é o inchaço da glândula, mas também pode causar tosse, sensação de aperto na garganta e, em casos mais raros, dificuldade para engolir e respirar.

Quais são as consequências da hipertireoidismo?

Já no hipertireoidismo os sintomas característicos são: insônia, perda de peso, apesar do aumento do apetite, pele quente e úmida, tremores, fraqueza muscular, taquicardia, nervosismo e diarreia. O hipertireoidismo não tratado também pode levar a consequências graves: fibrilação atrial (taquiarritmia) e osteoporose.

Pode morrer de tireoide?

Hipertireoidismo pode alterar batimentos cardíacos O hipertireoidismo ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireoide (T3 e T4). Em sua forma mais suave, apenas dá sinais de fraqueza ou sensação de desconforto. Em seu aspecto mais grave, no entanto, a doença pode até matar.