No nosso cotidiano estamos constantemente utilizando equipamentos que possuem um motor eletrico: liquidificares, ventiladores, batedeiras e furadeiras, apenas para citar alguns mais comuns.
O compensador síncrono rotativo, através do controle da excitação, mantém o equilíbrio do sistema de energia, absorvendo ou fornecendo potência reativa e mantendo a tensão da rede dentro dos padrões recomendados para operação do sistema e otimização do fluxo de energia.
O compensador estático é um equipamento altamente resistente, que visa integrar diferentes tipos de energia renovável, como a solar e a eólica, por exemplo. O compensador possibilita que tais fontes atendam aos seus requisitos de potência e tensão para funcionar adequadamente.
Condensador Síncrono é um motor síncrono conectado a rede elétrica porem sem estar acoplado a nenhuma carga, que irá fornecer a potência reativa necessária dinamicamente para o circuito elétrico.
O motor síncrono trabalhando dentro de sua capacidade é capaz de operar em velocidade constante. Ele é uma máquina eficiente geralmente utilizada onde se requer alta precisão. Esta característica da velocidade surge da interação entre um campo magnético constante, gerado pelo rotor, e um rotativo, produzido no estator.