63 anos (1882–1945)
Durante a Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos mantiveram uma posição neutra, apenas vendendo armas e suprimentos para os Aliados, até que em 1941 os japoneses (aliados de Hitler) atacaram a base norte-americana de Pearl-Harbor no Hawaí.
A Conferência de Munique, realizada em setembro de 1938, determinou a ocupação de parte da Tchecoslováquia pela Alemanha e foi parte da fracassada política de apaziguamento. A Conferência de Munique foi um encontro organizado pelos representantes de Alemanha, Itália, Reino Unido e França em setembro de 1938.
Países Aliados
Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios. Winston Churchill, Franklin Roosevelt e Josef Stalin na Conferência de Ialta. Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial.
Os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (França, Inglaterra, EUA e, posteriormente, URSS) constituíram as alianças formadas na Segunda Guerra.
Em 26 de junho de 1941, quatro dias após o Eixo invadir a União Soviética, a Finlândia associou-se à guerra contra a URSS como "cobeligerante", embora não tenha assinado o Pacto Tripartite. Em 1945, as Forças Aliadas, lideradas pela Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética, derrotaram os países do Eixo.