Correto falar vou estar fazendo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”
Porque é errado usar o gerúndio?
Se a idéia não for de continuidade, de simultaneidade (mais comuns), repetição, intensidade ou progressão, não há motivos para usar o gerúndio. Perceba que nos exemplos de uso incorreto do gerúndio há um excesso de formas verbais, desnecessárias: vamos + estar + encaminhando. Não é errado usar o gerúndio.
Em quais situações o termo menas pode ser utilizado?
MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.
Vai estar e gerúndio?
"Vou estar completando sua ligação." (Construção errada, gerúndio desnecessário.) Mas fique atento! Em algumas construções, quando a frase indica um processo com certa duração que ainda vai acontecer, não é errado dizer: "Amanhã, enquanto você passeia, eu vou estar estudando o que é gerundismo.
Por que o gerundismo é chamado de vício de linguagem?
Seu uso no português brasileiro é recente, é considerado por muitos como vício de linguagem, uma vez que seu uso é demasiadamente impreciso. O gerúndio não é nefando, ele pode ser usado para expressar uma idéia, uma ação em curso, que ocorre no momento de outra.
Como o senhor está ou estar?
Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.
Por que Menas é errado?
E a explicação é bem simples, menos não deve concordar com nenhuma palavra, pois não deve sofrer variação. Com isso, menas é uma “palavra fantasma”, por isso, deve ter seu uso eliminado, pois de acordo com a norma padrão, seu uso é inadequado. Não pare agora...
Em que situações devemos usar meio ou meia?
No momento de formular a frase tente substituir os termos pelas palavras 'mais' ou 'menos' e 'metade'. Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'.