No Brasil, o surgimento da farmácia teve início com os Jesuítas, criadores das primeiras boticas, mas esse comércio se intensificou com a vinda da Família Real. Foram abertas, então, escolas de farmácia e os primeiros farmacêuticos foram graduados em 1900.
A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir d século X com as boticas ou apotecas, como eram conhecidas na época. Neste período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Na Espanha e na França, a partir do século X, foram criadas as primeiras boticas.
A indústria farmacêutica surgiu após a Segunda Guerra Mundial, durante o período da segunda Revolução Industrial com a entrada da penicilina na terapêutica médica em escala industrial e com o surgimento das grandes corporações farmacêuticas.
A indústria farmacêutica é a atividade que está vinculada à produção, à distribuição e à comercialização dos medicamentos que conhecemos ou de novos medicamentos em desenvolvimento.
A transformação de uma planta em medicamento visa à preservação da integridade química e farmacológica da droga vegetal a fim de garantir a constância de sua ação biológica e/ou farmacológica e a segurança de sua utilização, além de valorizar o potencial terapêutico.
Como um remédio é produzido? O roteiro percorrido pelo medicamento desde a chegada da matéria–prima até a distribuição segue um fluxo racional de produção, desenvolvido de maneira a confirmar a qualidade esperada e a agilidade dos processos e evitar a contaminação, de acordo com as normas regulatórias da Anvisa.
Como Montar uma Fábrica de Medicamentos