De acordo com o site "Chem Tutor", isso é expresso pela equação: pKa = -log(Ka). O logaritmo do número em parênteses - Ka - é o expoente da potência que o número 10 é elevado para dar aquele número. Por exemplo, log(1000)=3, porque 10³=1000.
É dado o Ka do ácido acético, 1,8×10−5.
Resposta: o pH de uma solução de NaOH de concentração 0,0140 mo/L é 12,15.
Resposta. Olá!!! R: O pH da solução é 11.
1.
Como a concentração de íons já é conhecida, temos: Portanto, o pH dessa solução é 8, o que a caracteriza como básica, pois de acordo com a escala de pH essa solução tem seu pH acima do valor de neutralidade (pH =7), sendo assim,considerada uma solução básica.
A concentração de íons hidrogênio [H+] nessa solução é de 0,00015 mol/L.
Podemos afirmar que o pH de um refresco preparado com 20 ml de suco de limão e água suficiente para completar 200 ml é igual a 4.
Todos os sistemas são formados por substâncias ácidas.
A fermentação do bolo alimentar produz ácidos, por exemplo, as bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos dos alimentos produzindo ácido lático, essa reação leva a uma diminuição do pH da boca, ele fica abaixo de 4,5 (ácido).
Desmineralização do esmalte Quando o pH bucal está muito baixo e a boca fica ácida ela se transforma em ambiente propício para a proliferação de algumas bactérias. Elas consomem resíduos de alimentos e liberam ácido lático. Essa substância reage com o esmalte dentário deixando-o solúvel em água.