Confira os pré-requisitos para participar da seleção do Programa Operação Trabalho - POT Volta às Aulas:
O que é a escola e como funciona?
Para participar é necessário se dirigir a uma das 24 unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, das 8 às 17h, com RG, carteira de trabalho e número do PIS.
Portanto, Gestão Escolar é a forma de administrar a escola como um todo. Para um completo desenvolvimento educacional, o profissional responsável pela área deve observar as necessidades e particularidades de cada setor, promovendo uma melhor relação e desenvolvimento das atividades.
Gestão escolar diz respeito a um conjunto de estratégias que o dono da escola deve traçar ao começo de cada ano a fim de guiar o seu negócio. Ela envolve as áreas pedagógica, administrativa, financeira, gestão de pessoas, marketing e comunicação.
Com base nisso, podemos perceber que a gestão educacional é compreendida através das iniciativas desenvolvidas pelos sistemas de ensino. Já a gestão escolar, situa-se no âmbito da escola e trata das tarefas que estão sob sua responsabilidade, ou seja, procura promover o ensino e a aprendizagem para todos.
O desenvolvimento das potencialidades, físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos, conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores.
O gestor escolar deve garantir o funcionamento absoluto da instituição como organização social, com o foco na formação de alunos e melhoria de sua aprendizagem, através do respeito e aplicação das determinações legais nacionais, estaduais e locais, em todas as ações e práticas educacionais.
O pedagogo, se gestor, também, assume papel de promover ações educativas e sociais que viabilizem o ensino-aprendizagem dos alunos. O coordenador pedagógico responde pela viabilização, integração e articulação, do trabalho pedagógico-didático em ligação direta com os professores, em função da qualidade do ensino.