A hipoderme ou tecido subcutâneo localiza-se abaixo da derme, portanto, é uma profunda camada de tegumento. Ela é formada por tecido conjuntivo e representa entre 15% a 30% do peso corporal. A ligação entre a derme e a hipoderme é garantida por fibras de elastina e colágeno.
A hipoderme compõe-se por duas camadas: areolar e lamelar (Azulay e Azulay, 1999). A camada areolar da hipoderme é composta por adipócitos globulares e volumosos, em disposição vertical, onde os vasos sanguíneos são numerosos e delicados.
A hipoderme ou tecido celular subcutâneo é uma camada de tecido conjuntivo frouxo localizada abaixo da derme, a camada profunda da pele, unindo-a de maneira pouco firme aos órgãos adjacentes. A depender do estado nutricional e da região do corpo, a hipoderme pode conter uma quantidade variável de tecido adiposo.
Alimentos que estimulam a produção de melanina Alimentos ricos em vitaminas A, C e E ajudam a aumentar os níveis de melanina, principalmente aqueles que tem betacaroteno, como cenoura, nectarina, mamão, couve, agrião, caqui e abóbora.
Uma boa forma de remover as manchas que surgem no rosto durante a gravidez pode ser feito usando uma máscara caseira preparada com tomate e iogurte, pois estes ingredientes contêm substâncias que clareiam naturalmente a pele.