Como incentivar e trabalhar a musicalização infantil
No Ensino fundamental II a música é raramente utilizada, mas ao professor interessado em enriquecer a sua prática pedagógica com música cabe estar atento à pertinência do tema musical à matéria lecionada e fazer um planejamento que permita ao aluno desenvolver análise e interpretação da letra, defendendo-a, rebatendo-a ...
O professor promove o rompimento de barreiras que dificultam o aprendizado, a linguagem musical desperta o interesse dos alunos, facilitando a compreensão da História e que esta faça parte da sua realidade, utilizando a música como recurso para cada fase histórica.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
História da música é estudo das origens e evolução da música ao longo da história. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical.
A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.
A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.
Foram os filósofos gregos que criaram a teoria mais elaborada para a linguagem musical na Antiguidade. Pitágoras acreditava que a música e a matemática formavam a chave para os segredos do mundo, que o universo cantava, justificando a importância da música na dança, na tragédia e nos cultos gregos.
Um destaque importante na antiguidade foi Pitágoras, um grande filósofo grego que descobriu as notas e os intervalos musicais. Já em Roma a música foi influenciada pela música grega, pelos etruscos e pela música ocidental.
Baiano (cantor)
Guido de Arezzo
Comenius
Jubal é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado no livro de Gênesis como um dos filhos de Lameque e de Ada, fazendo parte da descendência de Caim. ... Segundo a Bíblia, Jubal foi o ancestral dos homens que tocavam harpa e flauta no mundo antes do Dilúvio (Gênesis 4:21).
Rock and Roll– Surgiu na década de 50 nos Estados Unidos, tem como forte caracteristica ritmo acelerado favorecendo a dança. ... Samba- Ritmo tipico brasileiro que surgiu nos anos 30/40, tendo seu 'berço' a população menos favorecida. Grandes nomes Alcione, Beth Carvalho e outros.
Quase todos, com exceção da salsa e do tango, nasceram da mistura de danças e ritmos herdados da Europa e da África. Essa história começou na França de Luís XIV (1643-1715).
A primeira música que foi gravada no Brasil surgiu pelo compositor Xisto de Paula Bahia, nascido em Salvador, este que gravou a sua primeira música no ano de 1902, com o hit Isto é Bom'.
Estilos