Para limpar riscos de canetinha, ou manchas das paredes usar a solução de vinagre e água morna. Aplicação: Misturados em partes iguais, aplique na parede com auxílio de pano macio a mistura de água morna e vinagre incolor e esfregue para remover as manchas.
Encha um balde com água morna, coloque um fio de detergente neutro e misture até fazer bastante espuma; Umedeça um pano de microfibra ou uma esponja macia e esfregue delicadamente o local com manchas em movimentos circulares.
Em um balde misture um copo de água com meio copo de vinagre branco. Os materiais essenciais para essa limpeza é luvas, pois o mofo é extremamente tóxico para nós, uma esponja de cozinha e um pano seco. Afunde a esponja na solução de vinagre e água e torça o excesso.
Se isso acontecer não se desespere: manchas podem ser removidas facilmente. Se ela aparecer na lateral, pegue uma lixa fininha e raspe a área afetada. Já para as de mofo, passe um pano com vinagre e em seguida algodão seco. Esses truques são bem eficazes.
Umedeça uma bola de algodão com água fria e, cuidadosamente, aplique-a sobre a mancha, apenas o suficiente para molhar a área. Se possível, esfrie a água em uma tigela com cubos de gelo. Nunca use água morna ou quente para limpar o sangue. Caso contrário, o calor pode ajudar a nódoa a se assentar e torná-la permanente.
Em uma mancha recente, lave com água quente. Ela vai ajudar a desprender a mancha. Mas, cuidado: não deixe a peça de molho por muito tempo para evitar que o café ou chá manchem a roupa toda. Caso a mancha já esteja seca, você pode usar uma pasta de água e bicarbonato de sódio.
Levemente empoe a argila palpável ou o giz sobre a mancha usando o pincel macio. Estes dois componentes expelirão a umidade do papel para diminuir a mancha. Apenas aplique a substância em pó sobre as áreas manchadas, e use o suficiente para cobrir completamente a mancha.
Os banhos de limpeza do papel podem ser realizados somente com água com o pH 7, de preferência deionizada, em virtude de suas características já mencionadas.
Além de usar um pano com álcool etílico, você também pode preparar uma solução de água com algumas gotas de detergente neutro. Use o lado macio de uma esponja para esfregar a mistura no quadro e, em seguida, use um pano ou flanela macia e limpa para secar.
5. Como fazer a limpeza da tela
Já quadros que possuem vidro na sua estrutura podem ser limpos com um pano umedecido com água e três gotas de álcool. Utilize esse pano apenas para limpar o vidro. Para finalizar, passe uma flanela seca para remover possíveis manchas. Nunca utilize aspirador de pó para limpar os quadros em nenhum dos lados.
Quadro em Canvas: Utilizar somente espanador. Nunca usar esponjas, abrasivos ou álcool. Quadro com Moldura vidro ou Acrílico: Utilizar somente pano macio e detergente neutro umedecido moderadamente com água fria ou morna. Nunca usar esponjas, abrasivos ou álcool.
Passe uma esponja umedecida em uma solução de água e vinagre branco, na proporção de duas partes de água para cada parte de vinagre. Torça a esponja com frequência e passe-a novamente até que a mancha seja removida.
Coloque na frente e no verso da pintura um papel cartão duro ou papelão, para evitar riscos de contato com a peça. Evite armazenar em locais quentes. O calor faz com que a tinta fique macia e descasque. Não encoste objetos na obra, evitando assim o risco de danificá-las.
COMO LIMPAR E CONSERVAR OS QUADROS A ÓLEO.
Entre eles estão:
Verniz. A última camada da pintura serve para proteger a tinta base e assegurar que ela permaneça bem fixada à lataria. De fato, o verniz tem a importante função de aumentar a capacidade de fixação da tinta que dá cor ao veículo.
O verniz para pintura em tela é essenciais para a proteção das pinturas. Antes da aplicação de ambos vernizes é necessário que a pintura esteja completamente seca. ... A aplicação do verniz na tela pode ser feita com pincel ou com um aerosol.
Para diluir um pouco a tinta acrílica, deve-se umedecer o pincel em água limpa e iniciar a pintura. Já para realizar uma diluição mais forte, o indicado é despejar a água diretamente na paleta ou no recipiente onde está a tinta.
Você pode começar aplicando uma camada de tinta acrílica na tela para suavizar a superfície. Esta pintura também servirá de pano de fundo para o seu trabalho. Se a sua composição for clara, evite colocar uma camada muito escura. A tinta não deve ser muito compacta, mas levemente diluída.
O mais indicado é colocar 20% de água na primeira demão de tinta e 10% na segunda e terceira demão, caso você utilize um compressor dilua 30% de água.