Os medidores de vazão são classificados como medidores de quantidade e volumétricos. Os medidores de quantidade permitem determinar a quantidade de material que passou, mas não fornecem informações sobre o fluxo. Exemplos são bombas de gasolina, hidrômetros e balanças industriais.
Se dividem em medidores de quantidade por pesagem e medidores de quantidade volumétrica. ... TIPOS DE MEDIDORES DE VAZÃO Medidores volumétricos São aqueles que exprimem a vazão por unidade de tempo.
Os medidores de vazão, também conhecidos como medidores volumétricos e medidores de fluxo, são aparelhos cujo sua finalidade é medir quantidades de fluidos precisamente ou até mesmo gases através de um fluxo.
2.
O medidor de vazão tipo turbina prove um sinal de saída igual a um trem de pulsos, com freqüência linearmente proporcional à vazão do fluido.
Assim, temos um medidor de vazão eletromagnético. Basicamente, se o fluido for condutivo (condutividade > 5uS/Cm), é possível aplicar um medidor magnético. As aplicações mais simples são para medir: Água, esgoto e produtos químicos homogêneos.
O sensor do medidor de vazão magnética é colocado em linha e mede uma tensão induzida gerada pelo fluido conforme ele flui pelo tubo. O transmissor captura a tensão gerada pelo sensor, converte em uma medição da vazão e transmite essa medição da vazão para um sistema de controle.
O macromedidor é um equipamento muito similar ao hidrômetro residencial, mas que possui a capacidade de fazer medições de grande vazão. São instalados em pontos estratégicos da rede de abastecimento para avaliar a relação entre o volume produzido e o volume entregue.
Medidores de vazão ultrassônicos por efeito Doppler são equipados com um transdutor para emitir um feixe ultrassônico na vazão do tubo. Para que o medidor de vazão possa operar, são necessárias partículas sólidas ou bolhas de ar no fluxo para refletir o feixe ultrassônico.
O tubo de Venturi apresenta um custo inicial superior ao das placas de orifício, chegando a ser 20 vezes maior, pois apresenta uma configuração bem mais complexa, além disso é utilizado também bem mais material na sua produção, porém a durabilidade, uma das principais características do tubo de venturi, reduz um pouco ...
Entre os elementos deprimogênios podemos citar: placas de orifício, bocais de vazão, tubo de Pitot múltiplo, tubo Venturi, cunhas segmentais. ... O Tubo de Venturi é um elemento deprimogênio ou medidor de vazão de diferencial de pressão, também chamado de medidor de vazão por obstrução de área.
• Elemento primário ou sensor Parte de uma malha ou de um instrumento que primeiro sente o valor da variável de processo.
Os elementos de primários para medição de vazão são instrumentos montados no sistema de tubulação que geram uma pressão diferencial através de uma restrição parcial na seção transversal passando através do medidor de vazão.
Placa de orifício é um disco com orifício central e saída em ângulo. A placa de orifício concêntrico deve ser montada junto ao eixo do conduto cilíndrico que é provido de duas tomadas de pressão, a jusante e a montante do disco. A placa de orifício funciona restringindo a tubulação onde a medição é realizada.