Autocuidado ou auto-cuidado? Segundo o novo acordo ortográfico, com o prefixo auto, só devemos usar hífen se a palavra seguinte começar por “h” ou por vogal igual: auto-hipnose, auto-observação... Com as demais letras, devemos escrever sem hífen ou, como se diz popularmente, “tudo junto”.
O falso prefixo micro é um elemento de composição na formação de palavras. Pela nova ortografia, somente é separado do segundo elemento por hífen nos casos em que este inicia por "o" ou "h". Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen.
O prefixo auto significa “si mesmo, (de) si mesmo, (por) si próprio”. ... E esse complemento não pode ser auto, que é uma forma presa ao verbo – sendo elemento mórfico, é inapto a exercer função sintática.
Eis a recomendação ortográfica: usa-se o hífen quando os prefixos AB, OB, SOB, SUB aparecerem antes de B, H ou R. Exemplos: “sub-hemisférico”, “sub-hepático”, “sub-rogar”, “sub-rogado”; “subnutir”, “suboficial”, subordem”.
A forma correta de escrita da palavra é autoavaliação, escrita de forma junta, sem hífen. A palavra auto-avaliação, com hífen, passou a estar errada desde a entrada em vigor do atual acordo ortográfico.
Como fazer uma autoavaliação?
A seguir, veremos alguns exemplos de como avaliar os professores:
É o aluno que realiza a avaliação de seu próprio progresso na construção dos conhecimentos, no domínio dos procedimentos, no desenvolvimento de suas habilidades e na formação de suas atitudes. Por este motivo a autoavaliação permite que vá adquirindo maior consciência e compreensão de si mesmo como aprendiz.
Uma autoavaliação é um exercício essencial, não importando em qual área você trabalha. Conhecer quais são os seus erros e acertos, o que você faz de melhor e aquilo que você tem dificuldades, o que existe em você e que ainda pode florescer irá dar uma visão ampliada a respeito de si mesmo.
A autoavaliação serve como uma maneira de promover a autorregulação. Especialmente no início, o professor tem um papel essencial nesse processo, debatendo as reflexões de cada estudante e mostrando as dificuldades que passaram despercebidas.
Além disso, uma autoavaliação pode trazer muitos benefícios, como:
A autoavaliação é um processo que vem em seguida do autoconhecimento. São ferramentas que podem mudar seu jeito de pensar e agir e que, se acompanhadas da execução plena de um bom plano de ação, podem significar uma transformação da sua vida. E para melhor.
Para isso torna-se necessária a distinção entre auto-notação e autocontrole. A auto-notação, por meio da qual o aluno se atribui uma nota ao examinar seu desempenho, já é uma forma de auto-balanço. ... Assim, considera o mesmo autor, a autoavaliação já está presente na atividade do aluno constantemente, como autocontrole.
15 perguntas para autoavaliação profissional
15 perguntas para autoavaliação profissional
Como avaliar um funcionário de maneira eficaz?