O ferro fundido nodular é produzido pelo processamento do metal liquido com um carbono equivalente de 4,3% e com adição de magnésio (ASKELAND, 2015). O ferro fundido nodular pode ser preparado para ser ferrítico ou perlítico e também possui características mecânicas que se aproximam do aço.
E o ferro-gusa é essencial para a produção do aço. O ferro-gusa é, basicamente, uma liga de ferro, resultado da redução do minério de ferro, ao absorver carbono, em um alto-forno. A grande questão em volta da produção de ferro-gusa no Brasil e, em especial, na região de Carajás, é que se usa muito carvão vegetal.
O carvão vegetal é usado preponderantemente na produção de ferro gusa e aço. Na produção de ferro gusa, o carvão cumpre duas funções: como combustível para gerar o calor necessário à operação do alto-forno da siderúrgica e como agente químico para retirar o oxigênio durante o processo.
O ferro é um dos metais mais preciosos para a sociedade. Ele dá origem ao aço, material largamente utilizado no cotidiano da indústria e da construção civil, mas também pode ser usado em itens decorativos e funcionais dentro de casa, como na sacada de varanda e nas escadas, trazendo beleza e sofisticação.
FERRO E COBRE SÃO MATERIAIS ESSENCIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL, NAVIOS, PLATAFORMAS DE PETRÓLEO, ESTRUTURAS, CONDUTORES DE ELETRICIDADE, ETC. SÃO TÃO IMPORTANTES QUE SÃO NEGOCIADOS EM BOLSA E SEUS PREÇOS TÊM SUBIDO DEMAIS NOS ÚLTIMOS TEMPOS POR CONTA DO AUMENTO DA DEMANDA DA CHINA, PAÍSES ÁRABES E ÍNDIA.
Importante fonte de renda, a mineração é um suporte financeiro e econômico para o país. No caso do Brasil, a atividade se torna grande protagonista nesse contexto, em função do potencial do solo nacional, caracterizado por seu diferencial e riqueza. A mineração é um dos setores básicos da economia brasileira.
A mineração de ferro provoca alteração na paisagem, desmatamento e devastação do solo. No Brasil, a mineração de ferro acontece principalmente nos estados de Minas Gerais (Quadrilátero Central), Pará (Serra do Carajá) e Mato Grosso do Sul (Maciço do Urucum).
Outro impacto ambiental associado à produção de ferro é a poluição atmosférica, uma vez que a industria siderurgica é responsável pela emissão de uma série de gases poluentes como, por exemplo, óxidos de enxofre (SOx), monóxido de carbono (CO) e metano (CH4).
De modo geral, a mineração causa impacto significativo ao meio ambiente, pois quase sempre o desenvolvimento dessa atividade implica supressão de vegetação, exposição do solo aos processos erosivos com alterações na quantidade e qualidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, além de causar poluição do ar, ...