O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais: a consciência ou existência de um sujeito conhecedor; um objeto a ser conhecido; a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.
O conhecimento científico nasce da necessidade do ser humano de procurar respostas e fazer experimentações que podem mudar sua vida. Conhecimento científico é a informação e o saber, que são o resultado de estudos e busca constantes.
O ser humano sente a necessidade de conhecer, de compreender o mundo o que cerca, e busca fazê-lo através de suas capacidades. Trata-se de uma relação que supõe três elementos: o sujeito, o objeto e a imagem que se tem da realidade.
Os Diversos Tipos de Conhecimento
O termo tácito tem origem no latim tacitus, que significa “não expresso por palavras”. Dessa forma, o conhecimento tácito é aquele tipo de conhecimento mais difícil de ser formalizado e transmitido às outras pessoas. Ele está relacionado às experiências, à visão de mundo e às práticas de determinado indivíduo.