Adjetivo composto formado por dois adjetivos sofre variação em gênero quando os dois termos forem adjetivos: Exemplos: o garoto surdo-mudo e a garota surda-muda. Ainda existem casos que apenas o segundo termo irá concordar com o gênero: Exemplos: a menina luso-brasileira e o menino luso-brasileiro.
A flexão de gênero, geralmente, é feita da seguinte forma: os adjetivos terminados em -o (masculino) mudam para -a (feminino). os adjetivos terminados em -ês, -or e -u (masculino) mudam para -a (feminino). os adjetivos terminados em -ão (masculino) mudam para -ã ou -oa (feminino).
– Os adjetivos compostos habitualmente vêm separados por hífen (há exceções) e apenas o último elemento deve ser modificado para concordar em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. – camisas verde-claras, objetos verde-claros.
Adjetivo Simples - apresenta somente um radical. ... Adjetivo Composto - apresenta mais de um radical. Exemplos: luso-brasileiro, superinteressante, rosa-claro, amarelo-ouro. Adjetivo Primitivo - palavra que dá origem a outros adjetivos.
O adjetivo é uma classe de palavras variável, pode flexionar-se em relação ao gênero (biforme ou uniforme), ao número (singular e plural) e ao grau (comparativo e superlativo). Sua principal função é acompanhar o substantivo, dando-lhe características ou apresentando algo que o particularize.
Vejamos o mais comum destes pontos. Quando utilizamos diversos adjetivos na mesma frase, a ordem que eles seguem depende da função e cada um. A ordem mais usual nestes casos é quantidade, valor/opinião, tamanho, temperatura, idade, forma, cor, origem e material.
Os adjetivos têm a função de qualificar os substantivos que acompanham na sentença. Por isso, variam em gênero e número de acordo com os termos que qualificam. Os adjetivos também podem variar em grau para passarem a ideia de maior ou menor intensidade de determinada qualidade.