É verdade que falar sozinho também pode ser sinal de doença mental, como esquizofrenia, ou de que a pessoa está tendo um surto psicótico.
Assim que se pegar falando sozinho em voz alta, tente tomar ciência do momento e registrar quantas vezes isso acontece por dia. Reconhecer o que está fazendo é o primeiro passo para a recuperação....Mantenha-se ocupado.
Pessoas com esquizofrenia frequentemente falam sozinhas ou riem sem motivo aparente, seja porque estão tendo alucinações, seja porque, simplesmente, não têm certos freios sociais que bloqueiam certos comportamentos na maioria das pessoas.
Uma boa notícia para quem costuma travar diálogos longos e complexos entre si mesmo: isso não significa que você está ficando louco – mas essas conversas solitárias podem aumentar sua inteligência, já que aceleram o lado cognitivo do cérebro.
Costure a almofada com uma linha também vermelha e coloque-a na cama, sobre o travesseiro dele. A partir daí, fique observando, até um dia em que ele dormir sobre essa almofada. Quando isso acontecer, pergunte ao ouvido, de forma bem suave, quais são seus segredos. Repita o pedido por três vezes.
A causa exata do terror noturno ainda não é conhecida, mas acredita-se que esteja ligada a um estímulo exagerado no sistema nervoso central durante o sono, que aconteceria porque as suas células ainda não estão maduras. Os seguintes fatores também podem estar relacionados ao problema: NÃO PARE AGORA...
Sonhar com gritar significa medo ou raiva. São momentos em que você não consegue expressar logicamente o que pensa, e então grita. Pode representar uma grande carga emocional que você esteja carregando e sente desesperadamente a necessidade de se livrar.
O que fazer perante pesadelos Falar-lhe devagar, dizendo-lhe que no seu quarto está segura. Faça-a entender que se tratou de um sonho. Ao escolher as palavras, tenha o cuidado de não dar a impressão de subestimar o que sucedeu. Os medos da criança são reais e devem ser levados a sério.
Por apresentarem essa fase no sono, os bebês podem, sim, sonhar e, de acordo com as experiências vividas durante o período que estiverem acordados, podem ter pesadelos.
Na infância, os chamados sonhos maus são normais e, em princípio, não é necessário preocupar-se. Os bebês estão sujeitos a ter pesadelos a partir dos seis meses. Quando isso acontece, choram e gritam até que alguém chegue para “socorrê-los”.
Alguns bebês podem ter um sono mais agitado, o que pode acontecer devido ao aumento de estímulos durante a noite, ficando mais despertos, ou acontecer como consequência de situações de saúde, como cólicas e refluxo, por exemplo.
O bebé ao nascer ainda não se senta, não anda, não agarra objectos, etc, devido ao seu sistema nervoso que ainda está imaturo em vários aspectos. Por exemplo, o tónus muscular (contracção muscular de base) está diminuído no pescoço e tronco e aumentado nos braços e pernas.