Quase todos os corpos estranhos podem ser removidos das vias aéreas com um broncoscópio. Se o objeto não causar problemas respiratórios de emergência e for removido imediatamente, a maioria das pessoas se recupera bem. A inalação de objetos grandes pode ser fatal.
Os sintomas típicos são dor na garganta ou no peito, um nódulo na garganta ou no peito e dificuldade em engolir. Outros sintomas mais comuns podem ser sangue na saliva, recusa a se alimentar, engasgos, náusea ou vômitos. As crianças pequenas podem babar mais do que o normal.
Corpos estranhos são corpos que penetram no organismo através de qualquer orifício ou após uma lesão de causa variável. Os corpos estranhos podem encontrar-se mais frequentemente nos olhos, ouvidos ou vias respiratórias.
Objetos de fácil visualização e de fácil preensão como espuma, papel, borracha podem ser removidos com pinças do tipo baioneta ou jacaré. Na retirada de objetos sólidos ou quando não reconhecidos, utilizar sonda de Itard para a remoção.
No nariz. Quando o órgão em que se encontra um corpo estranho for o nariz, deve-se comprimir a narina que esteja livre e pedir que a vítima mantenha a boca fechada e tente expelir ar pela narina tampada. É necessário avisar a vítima para que não assoe o nariz com muita violência. Isto poderia ferir a cavidade nasal.
Primeiros Socorros Se não tiver álcool, pode utilizar vinho ou cerveja. A seguir, retire o inseto através da irrigação do conduto com água e seringa para ouvido (ou uma pêra de sucção nasal). Para outros objetos, faça apenas uma tentativa para extraí-los.
O rinolito se desenvolve na luz da fossa nasal a partir de um núcleo cuja origem é exógena ou endógena. Ao redor deste núcleo produz-se processo inflamatório e supuração provocando o enclausuramento do corpo estranho.
- Lave o olho com água corrente abundante ou use produto específico para lavar os olhos. - Examine o olho para verificar se o corpo estranho pode ser removido. - Cuidadosamente, retire-o com o canto de um lenço de papel dobrado. Caso não seja possível retirar o objeto, procure auxílio médico.
As abrasões da córnea e os corpos estranhos geralmente causam dor, lacrimejamento e uma sensação de que algo se encontra no olho. Podem também causar vermelhidão (devido a vasos sanguíneos dilatados na superfície do olho) ou, por vezes, inchaço do olho e da pálpebra. A visão pode ficar turva.
Geralmente é sinal de que a camada mais superficial do olho, a conjuntiva e córnea estão irritadas ou ressecadas. Outras causas como alergia e claro a presença de um cisco, sujeira ou corpo estranho da superfície dos olhos também causam esta sensação.
Se isso não funcionar, tente tocar com um cotonete sobre a pálpebra para removê-lo; Se o objeto estiver no olho, tente delicadamente enxaguar os olhos com soro fisiológico 0.
O tratamento vai depender do grau da inflamação e dos sintomas de cada paciente. Mas, de modo geral, o protocolo inclui o uso de colírios lubrificantes e anti-inflamatórios, antialérgicos, soro fisiológico, compressas com água quente e/ou fria e até o uso de alguns tipos de pomadas.
Efetue os seguintes passos no caso de sentir irritação ocular: