Formato de pergaminhos Na Grécia Antiga, os pergaminhos eram enrolados e o tamanho não variava. Porém, na Idade Média, o pergaminho era cortado em formato retangular conforme o tamanho do livro. Isto permitiu aos autores a escrever em ambas as faces.
substantivo feminino Ação de segregar, de separar, de isolar, de se afastar; afastamento, separação. [Sociologia] Isolamento forçado de um grupo para o afastar do grupo principal ou de outros; discriminação: segregação racial.
Na segregação racial as pessoas ficam impedidas de usufruir dos seus direitos dentro da sociedade. Um dos maiores exemplos de segregação racial foi o Apartheid, que ocorreu na África do Sul, onde os negros eram discriminados e foram criadas leis para não frequentarem os mesmos ambientes que os brancos.
A segregação urbana – também chamada de segregação socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades.
Segregação
a) A segregação socioespacial urbana ocorre em virtude de um conjunto de fatores sociais, econômicos, culturais, históricos e raciais no espaço das cidades. ... Entre várias opções, a maior parte dos moradores opta por espaços como favelas por terem afinidade cultural.
Relativo a classes ou grupos sociais e ao espaço que essas classes ou grupos ocupam.
A segregação socioespacial vem da diferença de tratamento social e local com uma população. A desigualdade é uma consequência porque se há diferença de tratamento, uma massa é tratada melhor que a outra e portanto tem melhores condições de vida do que a outra, o que ocorre muitas vezes.
A segregação urbana consiste em afastar as pessoas dos centros da cidades, forçando-as a irem para as periferias. Como consequência, elas se afastam dos postos de trabalho, aumentando o tempo de deslocamento. Além disso, se afastam de vários serviços como escolas de qualidades e uma boa rede de saúde pública.
Distinguimos três tipos de conseqüências principais do processo de segregação: espaciais, de convivência social e na distribuição do poder.
Esse conjunto de fatores é denominado segregação socioespacial. Ou seja, camadas de população são levadas a morar em lugares distantes, com dificuldades de deslocamento a lugares centrais, seja comércio ou local de trabalho, além de serem desprovidas de equipamentos públicos.
Resposta. A segregação racial pode se manifestar quando as pessoas de determinada “raça”, ou de “raças” diferentes do grupo dominante, são impedidas ou desencorajadas de frequentar locais públicos, como restaurantes, cinemas, transportes ou mesmo de residir em determinados bairros.
Pode-se dizer que a segregação urbana é a representação ou reprodução espacial e geográfica da segregação social, estando quase sempre relacionada com o processo de divisão e luta de classes, em que a população mais pobre tende a residir em áreas mais afastadas e menos acessíveis aos grandes centros econômicos.
Resposta. No estudo da Sociologia, a segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como a raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.
Resposta. A segregação social é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer.
A desigualdade socioespacial é expressão do processo de urbanização capitalista, um produto da reprodução ampliada do capital que se perpetua como condição de permanência da desigualdade social. A luta pelo direito à cidade mostra as agruras e dificuldades da maioria.
DESIGUALDADE URBANA Nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, o rápido e desordenado crescimento das cidades, sem o planejamento que seria necessário, leva a um colapso na oferta de bens e serviços, moradia, saneamento básico e transporte, uma piora na qualidade de vida da população e a situações de ...
A segregação espacial pode ser percebida quando o espaço da cidade é fragmentado, ou seja, dividido entre os grupos e classes sociais que, consequentemente, interferem na paisagem urbana. O principal determinante é o valor do espaço urbano (terrenos e imóveis).