As éguas gestantes também podem praticar exercícios, não excessivos, até o início do último trimestre da gestação. Isso porque o potro cresce em torno de 35% a 40% até o 8º mês da gestação, exigindo menos da égua. ... Por outro lado, existem os que acreditam que a égua, mesmo prenha, deve seguir seus “instintos naturais”.
Introdução: O primeiro estro seguido do parto é comumente chamado de "cio do potro". O intervalo do parto até a primeira ovulação foi relatado ser de 10 dias, a variação foi de 5 a 30 dias.
21 dias
A égua gerou dois potros gêmeos, uma fêmea e um macho. Uma raridade, de acordo com o veterinário Celso Antônio Cozzati. A probabilidade de nascer potros gêmeos é de uma em cada mil partos. Como não há espaço no útero da égua, eles nascem muito pequenos e quase não há chance dos animais sobreviverem.
Quanto às fêmeas, a idade ideal para a reprodução é entre 30 e 36 meses. Não se deve querer ganhar tempo cruzando potras muito novas, com 24 meses ou menos, simplesmente porque estão bem desenvolvidas.
Um cavalo jovem, entre 2,5 a 4,0 anos de idade, pode cobrir até 20 éguas na estação de monta com, no máximo, 1,0 salto / dia. Um cavalo adulto, acima de 4,0 anos de idade, pode servir 40 éguas na estação de monta com, no máximo, uma média de 1,5 saltos / dia durante a semana.
“A maneira que a gente faz isso é aumentando o 'comprimento do dia'. Quer dizer, oferecendo luz para o animal num período acima de 14 ou 15 horas, sendo o ideal 16 horas. Mesmo que o dia escureça, nós oferecemos ainda mais algumas horas de luz e isso é o suficiente para estimular a parte reprodutiva da égua.
O tratamento é feito com a suplemen- tação de progesterona e estrógeno. O protocolo induz a primeira ovula- ção das fêmeas jovens. “O protocolo de indução de ci- clicidade pode ser feito até 30 a 40 dias antes da estação de monta das novilhas.
Lutalyse® deve ser administrado por via intramuscular. Dosagem: Vacas: Administrar 25 mg de Dinoprost (5 mL) para: - Controle sobre duração do cio e sobre a ovulação de vacas ou ciclo estral.
Lutalyse® é indicado em vacas, éguas e porcas para: - Controlar, com maior eficácia, a sincronização do cio de vacas e éguas; ... - Diminuição do intervalo desmame/cio fértil em porcas de granjas com problemas reprodutivos.
O período de serviço conseqüentemente o intervalo entre partos pode ser diminuída significativamente através da utilização de 2 doses de Ciosin imediatamente após o parto sendo: aplicar a primeira dose entre o primeiro e o quarto dias após o parto e a segunda dose de Ciosin três dias após a primeira.
Indicado para controlar, com eficácia, a sincronização do cio de vacas e éguas, tratamento de vacas e éguas com corpo lúteo funcional sem expressar comportamento de estro (vacas subestro ou cio silencioso, éguas difíceis de cobrir), indução do aborto ou parto em vacas e éguas, indução do parto em vacas e porcas, ...
E.C.P. ® (Cipionato de estradiol) é indicado para correção do anestro (ausência de cio). Tratamento de gado leiteiro que reteve corpo lúteo. Para expelir pus do útero na piometrite de vacas e cadelas.
Agente Luteolítico e Sincronizador de Cio. Indicações principais: SINCROCIO® (Cloprostenol sódico) é um potente agente luteolítico. ... Por isso é indicado para sincronização de cio e tratamento de distúrbios reprodutivos das fêmeas bovinas, suínas e eqüinas.
Sincroforte® (Acetato de Buserelina) é um hormônio sintético análogo ao GnRH. ... A Buserelina é indicada para: BOVINOS E BUBALINOS: Protocolos reprodutivos na indução da ovulação e luteinização de folículos (através da ação do LH).
Dosagem e Via de Administração: Via Intramuscular: A dosagem recomendada é de 1,0 mL. Intervalo entre as doses: O protocolo terapêutico ou para fins de manejo reprodutivo deve ser de acordo com o preconizado pelo Médico Veterinário.
O CIOSIN é um poderoso agente luteolítico fabricado pelo grupo MSD Saúde Animal. O medicamento provoca uma regressão funcional e morfológica do corpo lúteo (luteólise) seguido de ocorrência de cio e ovulação em bovinos e equinos.
Os resultados de sincronização da ovulação e de fertilidade obtidos nestes estudos indicam que o ECP pode ser utilizado para indução da ovulação em programas de IA com tempo fixo em vacas em lactação, porém deve-se lembrar que houve efeito de interação número de partos e tratamento na taxa de prenhez.
A inseminação IATF faz uso de protocolos hormonais que, por oferecerem maior controle sobre a ovulação, permite inseminar um grande número de animais na menor janela de tempo possível.
Como é aplicado A IATF é aplicada no rebanho através do uso de fármacos capazes de controlar e sincronizar o ciclo estral e a ovulação das vacas, de modo que, se possa inseminar essas fêmeas em horários pré-determinados e com boas taxas de concepção.
A IATF é uma biotécnica reprodutiva que consiste na utilização de hormônios para sincronização do crescimento folicular, indução do estro e da ovulação em vacas aptas à reprodução, aliada à inseminação artificial em momento pré-determinado, sem que haja a necessidade de observação de estros.
A IATF em bovinos pode ser usada em rebanhos que estejam com o manejo nutricional, sanitário e reprodutivo adequados. ... Para a realização da IATF em bovinos, existem alguns protocolos. O médico veterinário pode optar em fazer uma, duas ou mais inseminações em tempo fixo.
Esses protocolos permitem ainda uma maior concentração das prenhezes no início da estação de monta, o que contribui para redução do período de serviço. E quanto custa tudo isto? O custo médio de um programa reprodutivo de IATF pode variar entre R$ 40,00 e R$60,00/animal dependendo do protocolo e do sêmen escolhido.
A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é o processo de inseminar uma fêmea com data marcada, no período da ovulação (induzida por métodos hormonais) independentemente da manifestação do cio, enquanto que na IA convencional os animais são inseminados após a observação do cio (natural ou induzido).