Lesão por pressão: como prevenir?
Para evitar o surgimento de úlceras pépticas, evite o fumo, consuma álcool moderadamente e evite a ingestão regular de aspirinas ou anti-inflamatórios.
Causas de úlceras da pressão pressão exercida pelo peso do corpo. fricção de fricção da pele e. forças de corte ou deslizamento da pele entre ser a base de estruturas ósseas e de superfícies externos.
A aplicação da escala de Braden apontou como riscos para desenvolvimento de LPP a percepção sensorial (51,8% completamente limitada), atividade (95,7% acamado), mobilidade (44,5% completamente imóvel), umidade (91,8% raramente úmida), nutrição (69,5% adequada) e fricção e cisalhamento (66,8% problema).
Elas são causadas por pressão não aliviada em combinação com fricção, forças de cisalhamento e umidade. Fatores de risco incluem idade > 65 anos, circulação prejudicada e perfusão tecidual, imobilização, desnutrição, perda de sensibilidade e incontinência.
Conforme estabelecido pelo National Pressure Ulcer Advisory Panel National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP), a LPP é definida como um dano localizado na pele e/ou tecido mole subjacente, geralmente sobre proeminência óssea, ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou artefato.
Pesquisas(3,7, mostram que o desenvolvimento da UP resulta da influência de vários fatores de risco, como a perfusão tecidual, a idade, o sexo, a mobilidade, a atividade, o nível de consciência, alguns medicamentos utilizados, a umidade excessiva, a nutrição, a hidratação, a fricção, o cisalhamento e algumas ...
CLASSIFICAÇÃO DAS Úlceras de pressão
A escala de Braden é um instrumento de avaliação de risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão. É a ferramenta mais amplamente utilizada dentre as várias disponíveis. Em casos de pacientes pediátricos deve-se utilizar uma ferramenta conhecida como escala de Braden Q.
O tratamento para escara ou úlcera de decúbito, como é conhecida cientificamente, pode ser feito com laser, açúcar, pomada de papaína, fisioterapia ou óleo dersani, por exemplo, dependendo da profundidade da escara.
As lesões infectadas, isto é, com presença de pus, podem ser tratadas com açúcar, pomadas de papaína, laser, óleo (como Dersani, por exemplo) e pomadas ou cremes medicamentosos. Quem deve prescrever este tratamento é um médico.