Existe prevenção da presbiacusia? A presbiacusia é a perda auditiva decorrente do processo natural do envelhecimento. Nã o existe uma forma de se evitar, porém evitar exposição excessiva a sons, manter hábitos saudáveis e controlar as taxas (glicose, colesterol, etc) pode retardar o processo.
A idade é a principal causa da perda de audição. À medida que vamos envelhecendo, o nosso sistema auditivo sofre um desgaste diário e isso afecta a sua eficácia. Quando a audição começa a enfraquecer, torna-se mais difícil ouvir vozes suaves e sons de alta frequência, como as vozes de crianças e das mulheres.
A partir da quinta ou sexta década de vida, a pessoa passa a não ouvir com a mesma perfeição de quando tinha 20 anos, devido à morte de algumas células auditivas. A hereditariedade e a exposição a ruídos muito intensos são os principais fatores que levam à surdez com o passar dos anos.
Pode ser causada por um defeito congênito, lesão, doença, certos medicamentos, exposição a ruído alto ou desgaste relacionado à idade.
Converte ondas sonoras em impulsos nervosos que ao atingirem o cérebro são interpretados como sons. Contem o sistema vestibular que é responsável pelo equilíbrio e é acionado ao se movimentar a cabeça". As principais alterações do ouvido na terceira idade em geral levam somente à diminuição da audição.
Pode-se concluir que, com o avanço da idade, ocorreu um aumento gradual no grau da perda auditiva, sendo que a configuração audiométrica apresentou-se descendente, com maior prejuízo das freqüências altas na faixa etária de 80 a 89 anos, ocorrendo uma horizontalização em indivíduos com idade maior que 90 anos.
Um estudo prospectivo de 1.
As causas mais comuns de perda auditiva são idade ou sobreexposição ao ruído alto. Mas a perda de audição também pode ser causada por infecção, ferimento na cabeça, tratamentos contra o câncer ou tomar certos medicamentos.
Dependendo da causa da deficiência auditiva, a perda de audição pode ter cura após tratamento medicamentoso ou cirúrgico. O uso de aparelhos auditivos ameniza os casos de surdez mais profunda e corrige as deficiências leves a moderadas.
a) surdez leve: a perda auditiva é de até quarenta decibéis. Essa perda impede que o indivíduo perceba igualmente todos os fonemas das palavras, mas não impede a aquisição normal da linguagem, embora esta possa ser a causa de algum problema articulatório ou dificuldade na leitura e/ou escrita.