Como negociar uma solicitação de redução de preço?
Algumas das razões que podem levar um candidato a recusar uma oferta de trabalho
Ao recusar propostas, seja cordial e agradeça o interesse e o contato do cliente. Para evitar qualquer tipo de ruídos na comunicação, vale até entrar em contato por telefone, a fim de expor com clareza suas razões. Às vezes, conversas por texto não expressam tão bem aquilo que temos a dizer.
Dicas para dar um fora educadamente
Responsabilize-o. Se o seu parente prometer que o pagará de volta, mas tende a não pagar, discuta uma forma de torná-lo responsável. Deixe claro que você está emprestando dinheiro, não dando de graça. Faça um plano de pagamento ou encontre outra forma de responsabilizá-lo.
Inadimplência é alta e o calote coloca em risco relações de muitos anos. Dependendo da quantia, emprestar dinheiro para amigos e parentes não é uma prática recomendada. Se o valor for considerável, maior é a possibilidade de calote, o que coloca em risco amizades e relações de muitos anos.
A seguir, aprenda como dizer não sem culpa:
Geralmente, quem tem dificuldade em dizer “não” acaba se sobrecarregando e tentando fazer muito mais do que está a seu alcance. Isso também pode ser um medo de decepcionar os outros, uma insegurança, que no fim gera frustração e irritação consigo mesmo.
1 nunca, negativo, jamais. Negação: 2 negação, recusa, rejeição, negativa.
Diga “Não” com firmeza Assuma suas próprias escolhas e não fique pensando em tudo o que a outra pessoa pode estar pensando. Apenas justifique, pois o que ela vai pensar será um trabalho dela e não seu. Exemplo: “Eu entendo a sua necessidade, mas simplesmente não posso te ajudar agora.”
Importância de dizer não Dizer não ou proibir algo, muitas vezes é considerado um ato antipático, desagradável ou mesquinho. Porém, não é nada disso. Trata-se de uma prova de consideração para com os outros e para consigo mesmo. Esse ato é a tradução do autoconhecimento e a assertividade.
Você aumenta sua autoestima Quando você aprende a dizer “não”, você constrói a autoestima. Porque você aprende a se defender e isso cria força interior. Você também aprende a se impor.
Por isso, aqui vão algumas dicas práticas de como falar “não” de forma assertiva.
Fique lisonjeado, mas não demonstre interesse. A ideia é expressar gratidão pelo convite do outro, mas deixar claro que, ainda assim, você não está interessado. Por exemplo, diga algo simples como "Obrigado pelo convite, fico muito agradecido, mas não tenho interesse em você desse jeito".
“Dizer não” é algo muito desconfortável para boa parte das pessoas e, por esse motivo, é comum que as pessoas prefiram dizer sim para evitar situações desagradáveis.
Exemplos