No hemisfério sul, há cerca de 250 milhões de anos, no período chamado Jurássico, as correntes de convecção dividiram em pedaços o megacontinente Gondwana. Elas fraturaram a crosta terrestre e separaram a América do Sul, África, Austrália, Antártica e Índia.
A Teoria da Tectônica de Placas, que aperfeiçoou a Teoria da Deriva Continental, é, atualmente, a forma mais aceita de se explicar a formação dos continentes. Ocorre devido ao movimento convergente, quando duas placas se chocam.
Pangeia
Entende-se por “dimensões continentais” qualquer área maior que a Austrália, pois esse país possui uma área quase equivalente ao menor continente da Terra, a Oceania. Assim, para ser ilha, a porção de terras emersas precisa estar cercada de água em todos os lados e ser menor que o território australiano.
Uma ilha é definida como uma área do relevo que se encontra cercada de água por todos os seus lados. Obviamente, como a maior parte da superfície terrestre é formada por água e, portanto, tudo está cercado por ela, existe um limite de tamanho para se definir o que é uma ilha e o que não é.
Continentes
África
A sua porção continental, isto é, a sua localização acima do nível dos oceanos é chamada de terras emersas, e sua porção oceânica é chamada de terras imersas, que ocupam 71% de toda a sua área.
Reservas Indígenas: São terras doadas por terceiros, adquiridas ou desapropriadas pela União, que se destinam à posse permanente dos povos indígenas. São terras que também pertencem ao patrimônio da União, mas não se confundem com as terras de ocupação tradicional.