Além do linfoma de Hodgkin, os agrotóxicos também podem causar: problemas neurológicos, dificuldades respiratórias, irritações na pele, manifestações gastrointestinais, alterações no sistema reprodutor masculino e feminino, além de cânceres como no cérebro, mama, esôfago, de pele e sistemas digestivo e de reprodução.
Como o solo é capaz de reter grande quantidade de contaminantes, com o tempo, os agrotóxicos fragilizam-no e reduzem a sua fertilidade. Eles também podem desencadear a morte de micorrizas, diminuir a biodiversidade do solo, ocasionar acidez, entre outros problemas.
Flávio Madruga lista 12 doenças que podem ser causadas por agrotóxicos.
A utilização de agrotóxicos vai gerando cada vez mais uma dependência em relação a eles, pois como não são respeitados os processos naturais da produção de alimentos, a utilização desses produtos químicos vai diminuindo a fertilidade do solo.
O existência de resíduos nos alimentos; A contaminação da água e dos solos; O Aumento dos custos de produção; A contribuição para a existência de produtos obsoletos e não utilizáveis, de muito difícil tratamento ou eliminação.
As pessoas, especialmente as do campo e das indústrias que ficam expostas ao contato direto com os pesticidas sofrem os efeitos nocivos que estas substâncias provocam na saúde das pessoas. São inúmeros os relatos de pessoas que desenvolveram doenças em virtude disto, algumas fatais, outras deixam seqüelas graves.
Pesticidas: são todas as substâncias que têm o objetivo de impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga. ... Agrotóxicos: substância ou produto químico fungicida, inseticida, herbicida, na prevenção ou no combate de pragas agrícolas.
Olá! Os pesticidas são substâncias utilizadas para destruir ou impedir pragas em uma plantação, podendo ser constituído por agentes biológicos ou químicos. ... Inseticidas, como o nome indica, são substâncias utilizada contra insetos, seja nas plantações, indústrias ou até mesmo em domicílios.
Agrotóxico é a mesma coisa que defensivo agrícola e pesticida? Sim. A diferença está relacionada à decisão de enfatizar determinado aspecto com a escolha da palavra (outro termo usado é fitossanitário). Agrotóxico está correto já que se trata de substância tóxica, usada na agricultura.
Quem criou o termo 'agrotóxico' e por que não 'pesticida' ou 'defensivo agrícola' O produto utilizado para controle de pragas e doenças nas lavouras é conhecido mundialmente como pesticida (pesticides, em inglês). O Brasil é o único que adotou uma nomenclatura própria para o produto: agrotóxico.
Brasil é o país
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo?
A pesquisa mostra que naquele ano o Brasil foi o país que mais gastou com agrotóxicos no mundo: US$ 10 bilhões. ... O segundo ranking divide os gastos totais pela área cultivada, ou seja, o quanto é investido em agrotóxico por hectare plantado. Na lista o Brasil fica em sétimo lugar, com US$ 137 por hectare.
A expansão dos cultivos transgênicos contribuiu decisivamente para que o Brasil se tornasse, desde 2008, o maior consumidor mundial de agrotóxicos, responsável por cerca de 20% do mercado global do setor. ... Segundo a Anvisa, 130 empresas atuam hoje no setor de agrotóxicos no Brasil, sendo que 96 estão instaladas no país.
A cultura agrícola do Brasil ainda é baseada na utilização de agrotóxicos e pesticidas, o que o leva a ser o maior consumidor dessas substâncias. Frente a essa realidade, os trabalhadores são os que mais sofrem, já que muitas vezes não existem nas lavouras equipamentos de proteção.