Em resumo, podemos dizer que a Comunicação Ascendente se dá de baixo para cima e, que a Comunicação Descendente ocorre de cima para baixo.
Essas dificuldades são causadas por barreiras que podem ser de ordem: pessoal, física, semântica ou podem ocorrer por omissão, por distorção e por sobrecarga. A barreira pessoal é uma característica interna de cada pessoa. Está ligada aos preconceitos, sentimentos, ideias preconcebidas ou problemas individuais.
O fluxo de comunicação circular é muito parecido com o anterior, mas se diferencia pela forma como a relação comunicativa se estabelece dentro da empresa. Geralmente, quanto maior for o grau do relacionamento interpessoal entre o emissor e o receptor, maior será a troca de informação entre os dois.
Redação. A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.
Fluxo descendente ou vertical – É o processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subalternos, isto é, a comunicação de cima para baixo. Fluxo ascendente – É o processo contrário. São as pessoas situadas na posição inferior da estrutura organizacional que enviam à cúpula suas informações.
Os fluxos de comunicação foram definidos a partir do caminho da comunicação: emissor > meio > receptor, sendo que o emissor é quem produz a mensagem e manda para o receptor através dos meios. São eles: Fluxo descendente: do líder para os liderados.
O fluxo de pessoas nesse contexto geográfico consiste no deslocamento de pessoas de um continente para o outro, ou de um país para o outro, é o denominado processo de imigração, que atualmente ocorre principalmente dos países pobres (do sul) em direção aos países ricos (do norte).