O contrapiso autonivelante, também popularmente conhecida como massa niveladora para piso, é uma opção prática, produtiva e econômica para recuperar e nivelar bases de concreto. Apresenta como principal característica a fluidez, ou seja, tem a capacidade de se espalhar naturalmente na área de aplicação. Elimina, assim, etapas como vibração, compactação manual, sarrafeamento e desempeno (acabamento), que são necessárias em uma obra que utiliza argamassa de contrapiso convencional.
Os niveladores de piso são conjuntos de duas peças – clipe espaçador e cunha -, comercializados separadamente, variando de formato e material, conforme fabricante, oferecendo facilidade de nivelamento na execução de assentamento de pisos cerâmicos. No mercado, encontram-se basicamente dois sistemas, sendo um mais simples, aplicado manualmente, e outro no qual é necessário adquirir um alicate de pressão para realizar a instalação.
Quando a obra optar pelo sistema bombeável, o mais indicado é que os materiais estejam alocados no pavimento em que a argamassa seja homogeneizada com misturador mecânico. Após a mistura, a argamassa é lançada para uma bomba, que a projeta até o local de aplicação.
Essa condição está relacionada à sua composição, uma vez que a massa niveladora para piso é feito com argamassa à base de cimento, agregados e aditivos especiais, que proporcionam ao produto alta fluidez, sem exsudação e segregação.
Produto fornece facilidade de nivelamento na execução de assentamento de pisos cerâmicos
O preparo da argamassa deve ser feito próximo às frentes de trabalho, mas protegido de chuva, sol e vento. A temperatura da água da mistura deve estar entre 18 °C e 25 °C. Deve ser adicionada, em recipiente limpo e estanque, a quantidade de água potável indicada na embalagem de cada argamassa para contrapiso. A água deve estar isenta de qualquer tipo de resíduo, graxa, óleo ou material particulado. Adicione à mistura somente a água indicada na sacaria. Não se deve acrescentar mais água do que o indicado, tanto na etapa de mistura como ao longo da aplicação. Esse preparo pode ser feito por mistura manual ou mecânica.
O passo mais importante na hora de utilizar o Nivela Rápido é misturar bem o produto. Por isso, é indicado que você procure um profissional especializado para realizar o serviço, a fim de evitar a formação de bolhas e garantir o melhor resultado para o seu piso.
Em seguida, realiza-se a mistura do produto obedecendo às proporções indicadas pelo fabricante. Ela pode ser feita com misturador manual ou mecânico, até garantir que a argamassa esteja homogênea, sem grumos. Depois, vem o espalhamento, que deve atingir o limite da marcação do nível. Feito isso, utiliza-se um rolo quebra-bolhas com o objetivo de eliminar o ar aprisionado. Após 24 horas, o piso já estará endurecido e, assim, será possível retirar as demarcações e aplicar o revestimento (em casos de pintura, o ideal é fazer o lixamento da superfície).
O piso de cimento ou concreto pode acabar sofrendo desgastes com o passar do tempo e problemas como rachaduras, inclinações ou degradação da superfície devido à exposição à umidade. Por isso, é fundamental, antes de assentar o piso, utilizar o nivelador de pisos para nivelar a superfície.
Mais lidas" title=" Mais lidas" />
A espessura da camada que será aplicada precisa ser estabelecida de acordo com o desnível existente. Para isso, uma dica é utilizar um nível a laser, ferramenta que garante mais precisão na demarcação. Fitas de polietileno também podem ser colocadas nos cantos das paredes e em peças estruturais, bem como na disposição das juntas de dilatação ou movimentação, de modo a identificar bem o espaço de trabalho.
Além disso, trata-se de uma solução de boa resistência mecânica, tornando-se ideal para áreas internas, desde residências até estabelecimentos comerciais. Em algumas situações, ambientes externos também podem receber o material, desde que indicado pelo fabricante.
A principal diferença é a facilidade para aplicar e a rapidez na secagem. Afinal, se você está trocando o piso da sua casa, tudo o que você mais quer é ver tudo pronto logo!
Para aplicar o contrapiso autonivelante, deve-se começar pelo preparo da superfície que receberá a argamassa. Ela precisa estar limpa, livre de resíduos e sujeiras, como óleo, graxa ou tinta. Quando a base for muito antiga – ou quando ela estiver mal executada –, é necessário utilizar uma fresadora para retirar a camada superficial danificada ou sem aderência e obter outra mais resistente. Em seguida, é preciso varrer para eliminar o excesso de pó (algumas obras utilizam um aspirador industrial).
A base onde será aplicada a argamassa para contrapiso deve estar seca, limpa, livre de poeira, substâncias oleosas, tintas, restos de argamassa ou outras condições que possam prejudicar a aderência da argamassa. É preciso umedecer previamente a base com nata de cimento e aplicá-la imediatamente.
Primeiramente, é preciso identificar onde estão as áreas desniveladas e depois descobrir o real tamanho delas. Para corrigir quaisquer desníveis é necessário utilizar uma lixadeira ou esmeril para concreto para ajustar o piso. Em seguida, localizar possíveis buracos ou sobressaltos no terreno para depois aplicar a argamassa, que tem como objetivo nivelar o piso.
Com a superfície em bom estado, recomenda-se a utilização de um primer selador para vedar os poros da base e garantir uma boa aderência à argamassa. Essa etapa pode ser realizada com o auxílio de uma vassoura de pelo para fazer o espalhamento do selante. Algumas fabricantes recomendam a aplicação de uma nova camada de primer após quatro horas.
Para corrigir quaisquer desníveis é necessário utilizar uma lixadeira ou esmeril para concreto para ajustar o piso. Em seguida, localizar possíveis buracos ou sobressaltos no terreno para depois aplicar a argamassa, que tem como objetivo nivelar o piso.
O traço recomendado para a regularização é 1:6 de cimento e areia média úmida, apresentando espessura entre 10 a 25 mm. Essa argamassa deve ser estendida e, em seguida, desempenada e sarrafeada, deixando um acabamento áspero, segundo o modo de execução.
Secagem Rápida: Possibilita rejuntar após 4 horas do assentamento e liberar para o tráfego após 12 horas. Argamassa composta de cimento, agregados minerais de granulometria balanceada, aditivos químicos especiais não tóxicos e polímeros. Emboço e argamassa de contrapiso sarrafeado ou desempenado após 14 dias de cura.
Aguardar prazo de 72 horas para rejuntar a fim de garantir a total cura e evaporação da água da argamassa colante, já que a base de cerâmica é lisa e de baixa absorção.
Step 1. Deixe a forma no concreto derramado posicionada o maior tempo possível. Ela vai agir como uma represa e reterá um pouco da mistura. Não remova a forma assim que as bordas to concreto se assentarem, uma vez que essa será a área mais frágil se elas secarem rapidamente.
Ligue o secador de cabelo no modo de aquecimento baixo e aponte seu bico na massa de vidraceiro, a cerca de 15 cm de distância da superfície. Direcione o ar quente por cerca de 30 segundos, e, em seguida, remova o calor e verifique se a massa secou.
sete dias
É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.
4 dias
Para fazê-la, corte uma tábua para cada degrau e uma para cada lado da armadura de distribuição (armação que fica sob cada lado da escada e sustenta os degraus). Se a escada for externa, faça a fôrma com uma leve inclinação para a frente, assim, a água da chuva poderá escoar melhor.
O mais comum é utilizarmos 7, 14 ou 21 dias dependendo do vão, do porte ou de como se deu o processo construtivo. Isso, partindo de uma desenforma parcial a uma desenforma total.
Deixe o cimento secar por pelo menos três dias. O cimento e o concreto continuam a firmar durante os primeiros três a sete dias depois de serem aplicados. Ao final de três dias de secagem, o cimento já atingiu aproximadamente 80% da força final. O tempo exato dependerá do método de secagem utilizado.
A norma brasileira NBR NM 65:2003 – Cimento Portland – Determinação do tempo de pega, utiliza a pasta de consistência normal (NM 43:2002) e o aparelho de Vicat. ... Já para o fim de pega, o item 3.
Bom, o ideal seria esperar a secagem total do contra piso (cerca de 28 dias), porém, se for feita uma cura boa de no mínimo 3 dias molhando o piso para evitar fissuras, poderá executar o assentamento cerâmico após 5 dias do término do contra piso.