À noite ela sai para sua caçada, passeia pelas paredes, portas e janelas a procura de suas presas. A fêmea põe 1 ou 2 ovos numa casca de árvore ou numa fenda de pedra. Alguns meses depois eles se abrem e nascem as lagartixas.
As lagartixas são ovíparas, ou seja, põem ovos. Podem produzir até duas ninhadas por ano, e cada uma delas conter dois ovos. Os filhotes das lagartixas nascem após cerca de 42 a 84 dias.
Nezara viridula
Sempre estão próximos de alguma fenda ou de algo que atraia insetos e outros artrópodes, como lâmpadas e vegetais. São também muito confundidos com lagartixas (geckos), apesar de serem muito maiores que a lagartixa caseira.
insetos
América do Sul
De tamanho pequeno, três a quatro centímetros, coloração cinza escuro no dorso e cinza claro no ventre, o nome dado à espécie diz respeito à principal característica do animal. Os parentes mais próximos deles tem cinco dedos nas patas anteriores e não quatro.
Onívoro, estes lagartos forrageiam uma ampla gama de alimentos, utilizando a língua bifurcada. Na sua dieta incluem-se pequenos mamíferos, pássaros e seus ovos, répteis, anfíbios, insetos, vários artrópodes, carniça, vermes e crustáceos. Também se alimenta de frutas suculentas, folhas e flores.
O lagarto-verde, também conhecido como calango-verde, jacarepinima, bico-doce e calango-bico-doce (nome científico: Ameiva ameiva) é uma espécie de lagarto da família Teiidae. Possui uma ampla distribuição geográfica, sendo encontrado na América Central e do Sul e em algumas ilhas do Caribe.
dragão-de-komodo
Os lagartos pertencem ao grupo de animais chamados répteis. Eles têm o corpo coberto de escamas em vez de pelos ou de penas. Existem mais de 3 mil espécies, ou tipos, de lagartos, que incluem iguanas, camaleões, calangos e lagartixas.
Em nível mundial, o Brasil é o primeiro em abrigar uma maior variedade de anfíbios, terceiro em aves e quarto em mamíferos e répteis.
O Brasil é o terceiro maior celeiro de diversidade de répteis. Em todo o território nacional, já foram descritas 795 espécies, quantidade que situa o país atrás apenas da Austrália (1.
Os lagartos são animais de sangue frio. Por isso, a maioria deles procura lugares quentes para viver. Muitas espécies habitam regiões tropicais úmidas ou desertos secos. Os lagartos vivem debaixo da terra, sobre o chão ou em árvores e plantas.
Muito diferentes das iguanas, os teiús são lagartos capazes de se alimentarem de praticamente tudo.
Eles podem ser encontrados com mais frequência na região sul da Amazônia, no Sudeste e no Nordeste, como no arquipélago de Fernando de Noronha (PE). Independentemente da espécie, o surgimento dos radicais livres é consequência do consumo de oxigênio, uma necessidade de quase todos os seres vivos.
Dentro ou fora de casa
O teiú pode medir até 1,5 metro e é considerado comum no Brasil, ocorrendo em quase todo o País, com exceção da Floresta Amazônica. Distribui-se ainda por Argentina e Uruguai. Os teiús são onívoros.