A guerra durou alguns anos e acabou por falta de soldados. No fim, já tinha morrido todo mundo, tanto de um lado como de outro. O Zé Pequeno foi preso e fugiu da Frei Caneca. Quando voltou para tomar o ponto dos prédios, foi morto pela outra geração que já tinha assumido o tráfico.
O filme de Fernando Meirelles foi feito no conjunto habitacional Nova Sepetiba, construído há pouco tempo, e que reproduz a Cidade de Deus dos anos 60, com baixa ocupação.
Quase todos os personagens do filme foram baseados em pessoas reais. Zé Pequeno, Bené e Mané Galinha existiram de verdade, assim como as amizades e os conflitos. O personagem Cenoura não existiu na vida real, mas foi baseado no traficante Ailton Batata.
Cidade de Deus é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi, por muito tempo, considerado uma das regiões mais perigosas da cidade, devido a constantes confrontos nas favelas da área.
Comando Vermelho
Os nativos brasileiros foram chamados de índios pelos portugueses por engano. Quando os europeus chegaram ao nosso continente, a América, eles chamaram as pessoas que viviam aqui de índios porque pensavam que tivessem chegado à Índia.
Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas” (como uma tentativa de amenizar e adocicar as péssimas relações que foram mantidas), mas percebemos que o início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas”, que mais correspondeu ao ...