Testes de personalidade são testes aplicados por psicólogos por meio de perguntas ou testes gráficos com a finalidade de revelarem traços inatos e adquiridos da personalidade do indivíduo, muitas vezes não conhecidos ou não relatados por ele próprio e que indicam seu caráter e temperamento.
A avaliação da personalidade configura-se como sendo um dos mais importantes aspectos neste tipo de avaliação psicológica, podendo ser realizada por meio de testes projetivos, com o objetivo de avaliar a dinâmica e a estrutura da personalidade, principalmente no contexto do transito.
Testes psicométricos são instrumentos padronizados por pesquisas científicas com a finalidade de mensuração de determinados construtos, exemplo, fator de inteligência, atenção, mémoria, ansiedade e outras coisas. ... São todos padronizados e autorizados pelo Conselho de Psicologia. Atenciosamente!
A psicometria é a parte da Psicologia que busca mensurar as características psicológicas dos indivíduos.
O teste QUATI é uma ferramenta investigativa baseada na teoria Junguiana e em sua tipologia. Tem como objetivo definir estilos cognitivos e de comportamento individual, fazendo a classificação de características semelhantes e diferenças em determinados grupos.
O curso AIP tem como objetivo apresentar o teste de Avaliação dos Interesses Profissionais, proporcionando ao profissional da orientação profissional e de carreira, tanto no contexto clínico, quanto escolar e organizacional, aprofundamento no construto e na prática.
O teste de atenção concentrada tem o objetivo de analisar a capacidade em concentração sob pressão por determinado período de tempo. Durante a aplicação, a profissional recebe uma folha com a grafia de triângulos em tamanhos desiguais, podendo ser aplicado individualmente ou por equipes.
O teste palográfico é um instrumento que avalia a personalidade por meio do comportamento expressivo. Ele será avaliado tanto no aspecto qualitativo como no quantitativo. O fato de ter feito uma vez ou outra um traço (palo) mais distante não irá comprometer seu teste.
Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.