Veja como identificar um sociopata:
Os psicopatas são muito manipuladores e podem facilmente conquistar a confiança das pessoas. Eles aprendem a imitar as emoções, apesar da incapacidade de senti-las, e parecerão normais às pessoas desavisadas. Os psicopatas são muitas vezes bem educados e mantêm empregos estáveis.
Diferenças na personalidade de um psicopata e um sociopata Psicopatas são mais frios e calculistas, enquanto os sociopatas tendem a agir de forma mais impulsiva e irresponsável. Psicopatas tendem a ser manipuladores e mentirosos natos. Por isso, aparentam ter uma vida normal e relações sociais saudáveis.
Com seu charme e carisma, psicopatas podem ser extremamente manipuladores e calculistas. Eles são muito bons em manter o controle emocional e físico, de modo a organizar o seu comportamento (criminoso). Sociopatas, por outro lado, são menos organizados e são mais propensos a cometer crimes espontaneamente.
O que é um sociopata? O sociopata possui uma condição mental caracterizada pelo desprezo ou desrespeito às pessoas e normas sociais. Os indivíduos que possuem esse distúrbio começam a dar indícios de sociopatia no início da adolescência ou início da idade adulta. Os sintomas podem variar em gravidade e frequência.
SOCIOPATA FUNCIONAL - NOTICIAS DO RIBATEJO. Os Sociopatas funcionais, são alguém que apesar de sofrer de uma sociopatia, tem essa situação sob controle, ou seja, os efeitos da sociopatia não afetam muito a sua interação com outras pessoas.
Depois de reconhecer o psicopatas/sociopatas, aprender sobre as manobras deles, você será capaz de:
Não há causas claras e limitadas que tornam um indivíduo sociopata porém alguns estudos mostram correlação com algumas disfunções cerebrais, entretanto um único fator não pode ser considerado como causa principal ou isolada da doença, ou seja, podem haver diversas razões que em conjunto desenvolvem a sociopatia.
O chamado Transtorno de Personalidade Antissocial se refere aos indivíduos que têm conduta inadequada com frequência. Para eles, não há o certo e o errado como conhecemos e, além disso, não há a preocupação em respeitar o espaço, as regras e os direitos das outras pessoas.
Indivíduos com comportamento antissocial prejudicam não apenas a si mesmos, mas a pessoas que estão em volta, assim como o meio ambiente e a sociedade. De forma geral, essas pessoas demonstram agressividade, insensibilidade e desrespeito por regras, sem se arrepender por seus atos ou distinguir o certo e o errado.
O comportamento antissocial é marcado por ações de impulsividade, rebeldia, transgressão e, até, agressividade. Entenda a sua origem aqui. A sociabilidade é uma das características mais marcantes do ser humano que, desde o nascimento, é rodeado por outras pessoas, sejam elas familiares ou responsáveis por sua tutela.
O comportamento antissocial (pré-AO90: anti-social) é caracterizado pelo desprezo ou transgressão das normas da sociedade, frequentemente associado a um comportamento ilegal.
2.
Essas causas podem ser de natureza genética, psicológica, patológica, econômica, sociológica ou familiar. Assim como adultos psicopatas, o delinquente juvenil com essa natureza é desprovido de sentimentos de culpa ou remorso, características inerentes às pessoas de bem. São más em suas essências.
O tratamento da psicopatia é feito por um psiquiatra, sendo normalmente recomendadas sessões de psicoterapia, que podem ser feitas com o psicólogo, e uso de medicamentos que possam melhorar o quadro clínico.