O carbono alfa em química orgânica refere-se ao carbono adjacente ao grupo funcional (o carbono é ligado à primeira posição, ou posição alfa, logo após o carbono que possui a função). Por extensão, o segundo carbono é o carbono beta, e assim por diante.
Sempre abrir. Cadeia principal é a maior sequência contínua de átomos de carbono e que não precisam necessariamente ser representados em linha reta. A cadeia principal sempre deve conter o grupo funcional da substância, bem como o ponto de partida das ramificações e as insaturações, caso haja.
O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).
Os compostos I, II e III são, respectivamente: a) 3-etil-2-metil-1-buteno; 2-etil-1-penteno; 2-metil-2-penteno. b) 2,3-dimetil-1-penteno; 3-metilexano; 2-metilpentano. c) 2-etil-3-metil-3-buteno; 2-metil-3-hexeno; 4-metil-2-penteno. d) 2,3-dimetil-1-penteno; 2-etil-1-penteno; 4-metil-2-penteno.
Os nomes das duas estruturas são but-1-eno e but-2-eno. O alceno apresenta seis átomos de carbono (prefixo hex) e deve ter a cadeia numerada para a indicação da posição da ligação dupla no nome. O nome desse alceno é hex-3-eno.
Sulfato de lítio é um composto químico de fórmula Li2SO4, é um sal inorgânico branco usado para tratar desordem bipolar (ver farmacologia do lítio).
A nomenclatura dos alcenos normais é realizada escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de carbonos na cadeia, o infixo “en” e o sufixo “o”.
Os alcenos ou alquenos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem uma ligação dupla entre dois carbonos de sua cadeia. ... Esses compostos são mais reativos que os alcanos, pois a ligação pi (da dupla ligação) é mais fácil de ser rompida, realizando principalmente reações de adição.
Os hidrocarbonetos do tipo alcenos possuem como principais características: fácil solubilidade em solvente orgânicos, como benzeno, álcool e éter, é insolúvel em água, são compostos mais reativos que os alcanos, são incolores e o ponto de fusão e ponto de ebulição são maiores do que os dos alcanos, que possuem o mesmo ...
Preparação de polietileno, que é um dos plásticos mais importantes na indústria, usado na confecção de sacos e garrafas plásticas, brinquedos, etc. Na produção da borracha sintética, corantes, tecidos sintéticos e, até mesmo, explosivos são obtidos através de alcenos.
Um nosso dia-a-dia podemos encontrar esse composto nas embalagens plásticas, borracha e tecidos sintéticos, corantes e até mesmo em explosivos. O etileno também é usado como anestésico em procedimentos cirúrgicos, além de funcionar acelerador de amadurecimento em frutas.
Os alcenos mais simples, que apresentam apenas uma ligação dupla, formam uma série homóloga, com fórmula geral CnH2n. Os alcenos são a matéria-prima para vários produtos utilizados em nosso cotidiano: sacos de polietileno, vasilhames de polipropileno, canos de policloreto de vinila (PVC-polivinylchloride).
O acetileno (que pertence à classe dos alcinos e também conhecido como etino) é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.
O alcino mais conhecido e utilizado é o acetileno ou etino. Ele possui diversas finalidades nas indústrias sendo comumente usado para a produção de borrachas sintéticas, fibras têxteis e plásticos. O acetileno é um gás incolor, altamente combustível e com cheiro agradável quando em sua forma pura.
Na natureza não existem alcadienos simples, mas eles são produzidos em indústrias petroquímicas para serem destinados para a fabricação de polímeros e borrachas sintéticas. O isopreno (2-metilbut-1,3-dieno) é o alcadieno de maior importância, pois ele pode unir-se de diversas formas para formar os terpenos.
Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. ... Aplicação dos alcinos: O acetileno, também conhecido como etino, é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.
Acetileno
O acetileno é o alcino mais importante, sendo a matéria-prima essencial na síntese de muitos compostos orgânicos importantes, como ácido acético, plásticos e mesmo borrachas sintéticas.
Os alcinos são hidrocarbonetos de cadeia aberta, insaturados e de baixa densidade. São compostos orgânicos artificiais, obtidos por meio da reação entre água e carboreto de cálcio ou por desidrogenação de um alceno.
Insolúveis em água. Solúveis em álcool e éter. Eles são mais reativos do que os alcanos. Os pontos de fusão e ebulição são superiores aos dos alcanos com igual número de átomos de carbono.
Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.
Uma das formas de obtenção de alcinos é pelo craqueamento (fragmentação) de compostos derivados do petróleo, como os alcanos. O acetileno é o alcino mais utilizado comercialmente. Nessa reação, acontece a retirada de dois átomos de hidrogênio de um alceno, formando como produto o etino mais hidrogênio molecular.
Nas reações de adição em alcenos, ocorre o rompimento da ligação pi entre dois carbonos e a consequente adição de dois novos átomos ou grupos à cadeia....Os fatores que favorecem o rompimento de uma ligação pi são:
São basicamente reações em que os elétrons da ligação pi (π) são compartilhados com átomos de outros elementos que são adicionados à molécula. ... Assim, a ligação dupla é desfeita e passa-se a ter no lugar uma ligação simples. Simplificadamente: adiciona-se um reagente à molécula orgânica.