Como funciona um computador? De maneira geral, é um equipamento que trabalha com o processamento de informações. Desse modo, essas informações podem ser números, palavras, imagens, filmes ou sons que também podem ser chamadas de dados. Atualmente, os computadores são capazes de processar grandes quantidades de dados com velocidades elevadas, além de armazenar e exibir estes dados.
Todavia, os arquivos armazenados em uma memória RAM são apagados no momento em que você desliga o computador. Devido a isso, qualquer arquivo temporário que você deseje guardar deve ser primeiro colocado no seu HD ou SSD, ou em uma unidade de disco removível, como um pendrive.
Fonte – Para todos os componentes funcionarem, precisa de energia. A fonte alimenta a placa-mãe, o dispositivo de armazenamento e outros componentes (que não são tão uteis para alguns usuários).
Dessa forma, a arquitetura básica de qualquer computador atualmente, seja um desktop, um notebook ou mesmo um computador de grande porte, é formado por apenas cinco componentes básicos, sendo eles: processador, memória RAM, disco rígido, dispositivos de entrada e saída e softwares.
O Computador funciona através de dois tipos de componentes essenciais: o Hardware e o Software. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma destas componentes. Confiram o Índice encontrado abaixo.
Nobreak – Um acessório importante para qualquer computador (empresas principalmente). Ele funciona como uma bateria gigante que alimenta o computador quando tem quedas de energia. Ele ajuda a evitar falhas técnicas dos componentes principais do PC (HD, processador, placa-mãe) devido a variação de energia na rede elétrica. Muitos usuários não o utilizam pelo seu preço e por achar que o estabilizador se encarrega de “segurar a energia”.
Software é todo conjunto de instruções que diz ao hardware o que ele tem que fazer. Pode ser um navegador de internet, um reprodutor de mídia ou um processador de texto.
Memória RAM – A memória RAM (Random Access Memory – Memória de acesso aleatório) serve para armazenar dados de programas enquanto eles são executados. É a responsável por fazer uma “ponte” entre o dispositivo de armazenamento (HD, SSHD ou SSD) e o processador. Sem a memória Ram, o processador teria o trabalho extra de buscar os dados no armazenamento e ter que os ler ao mesmo tempo.
Nossos equipamentos, os computadores, usam séries de 0 e 1 para compor letras, sons e quaisquer outros dados, sendo essa a linguagem pela qual o hardware e software se comunicam. Por exemplo, o computador armazena a palavra dog (“cachorro”, em inglês) desta forma: 01100100 (d), 01101111 (o) e 01100111 (g).
Placa de vídeo 3D – Hoje em dia chamada também de PCI Express, placa VGA ou GPU (Graphics Processing Unit – Unidade de Processamento Gráfico), é a responsável pela renderização de imagens em 3D. Um Computador pode funcionar sem ela para visualizar fotos, vídeos, navegar pela internet e rodar alguns programas. A Placa-mãe já vem com um chip gráfico para executar tarefas mais simples, mas para jogos e programas mais pesados é obrigatório ter uma placa de vídeo 3D.
Além disso, os computadores são usados também, para enviar mensagens, chamadas de vídeo, escrever relatórios, fazer compras e operações bancárias, ouvir música e tantas outras funções. Atualmente, os computadores se tornaram indispensáveis para o dia a dia da maioria da população mundial.
E, os microprocessadores possuem milhares ou milhões de pequenos dispositivos eletrônicos, chamados transistores e esses componentes agem como interruptores, controlando o fluxo das correntes elétricas durante o uso do computador. Além disso, os computadores usam essas correntes elétricas para representar os números 0 e 1 (código binário).
De uma maneira simples, o processador recebe uma instrução de um aplicativo ou do sistema operacional, realiza um cálculo e emite uma resposta. Este processo é dividido em três etapas, que são:
Processador – Conhecido também como CPU (Central Processing Unit – Unidade Central de Processamento), é o responsável pela leitura de todos os dados do computador. Tudo o que está acontecendo em sua tela é o processador quem está lendo os dados. Desde a inicialização do sistema operacional até a execução de um programa é o processador quem está fazendo.
Placa-mãe – É a responsável por interligar todos os componentes principais do computador. É nela que está o processador, a memória Ram e a ligação com o armazenamento. Além de interligar todos esses componentes, é nela que conectamos o teclado, mouse, monitor, pen drive, cabo da internet e saída de som.
Na hora de escolher um computador, um dos componentes mais importantes para o desempenho da máquina é o processador, que também é conhecido como CPU (Central Processing Unit, ou unidade central de processamento). Desse modo, este componente é responsável por processar e executar a maioria das tarefas realizadas no computador, numa gama de processos que variam das planilhas de Excel aos softwares mais pesados.
Os computadores pessoais podem ter diferentes estilos, os modelos mais comuns usam o sistema operacional Windows. Já os computadores Mac ou Macintosh usam o sistema operacional Mac iOS, enquanto os Chromebooks usam o sistema Chrome OS.
O processador é um dos principais senão o mais importante componente de um dispositivo eletrônico inteligente, seja ele um computador, smartphone ou até mesmo um smartwatch.
Gabinete – É o esqueleto, a carcaça que irá manter todas as peças fixas. Prendemos em um gabinete a placa-mãe, o dispositivo de armazenamento, a fonte, etc.
Hoje, computadores são utilizados no trabalho, na escola, em casa e até na palma da sua mão. Com o avanço da tecnologia, podemos dizer que são usados em qualquer lugar que um indivíduo desejar. Por exemplo, nas fábricas, servem para controlar a produção, nos escritórios, para registrar informações, projetar, editar entre outras possibilidades que são praticamente infinitas.
Estabilizador – Um dos componentes mais controversos que existe em um PC. Alguns usuários utilizam e outros não. Em geral ele serve para alimentar a energia do computador, equilibrando a voltagem que vem da tomada (utilizado para prevenir oscilação de energia na rede elétrica).
O hardware corresponde aos componentes físicos do computador, ou seja, são as peças e aparatos eletrônicos que, ao se conectarem, fazem o equipamento funcionar. O software é a parte referente aos sistemas que executam as atividades, ou seja, são os programas e aplicativos que fazem com a máquina funcione.
Abra o Windows " Gerenciador de Dispositivos " do " Sistema e Segurança " menu. clique com o botão direito do mouse sobre o nome do computador no topo da árvore de dispositivos , em seguida, selecione " Adicionar Legado Hardware " a partir do menu para o lançamento do " Adicionar Hardware wizard. "
GPU
O Ryzen 5 3600X é um hexa-core de 12 threads que aparece como uma das melhores opções de custo-benefício para quem quiser montar um PC gamer em 2020. O processador tem performance de sobra para encarar jogos recentes e não custa tão caro quanto as unidades top de linha, seja da Intel ou da própria AMD.
Em primeiro lugar da lista, está o processador Snapdragon 865+, o Melhor Processador de Celular Android. Presente no Asus ROG Phone 3, ele é um chipset da Qualcomm considerado o mais rápido no mundo. De 3,1 GHz e processador Octa-core de 7 nm e 64 bits. Já o GPU é um Qualcomm Adreno 650.
O melhor processador Intel na linha i3 em termos de custo benefício certamente é o Intel Core i3 8100. Ainda que se trate um processador de entrada, o custo benefício desse componente é altíssimo. Isso porque o desempenho que ele entrega é bastante surpreendente perto de outros processadores da linha.
Core i7
Intel i7
Para identificar qual geração um processador Intel pertence, basta olhar o número de seu modelo. Por exemplo, o processador i5-6200U pertence à 6ª geração, enquanto o i5-5200U pertence à quinta. O primeiro número após o modelo é o que traz esse indicativo.