A internet fibra ótica funciona a partir da transmissão de banda larga a longas distâncias sem perder qualidade nem gerar instabilidade. Isso acontece porque o cabo de fibra ótica permite que mais sinais sejam difundidos, ao contrário do material de cobre utilizado nas conexões DSL, que é mais limitado.
As fibras ópticas são filamentos transparentes capazes de refletir a luz por diversas vezes em seu interior. As fibras óticas são filamentos flexíveis fabricados em materiais transparentes como fibras de vidro ou plástico e que são utilizadas como meio de propagação da luz.
Na infraestrutura de rede FTTH, basicamente são três os tipos de cabos de fibra óptica necessários:
Para saber se em sua rua possui o cabeamento de fibra óptica é preciso consultar a cobertura das operadoras que atendem na sua cidade. Depois de consultar a cobertura, você poderá solicitar para a operadora escolhida a instalação em sua casa e se necessário, na sua rua.
Você vai poder observar que, ao mirar essa luz da fibra rompida para algum lugar, como sua mão, por exemplo, ela não vai emitir um raio de luz reto, provavelmente ela vai para alguma outra direção que não seja a direção que você está apontando, isso é outro sinal de que aquela fibra está quebrada, o nome disso é “ ...
desconectar um cabo e prontamente cobrir o cabo com uma tampa de proteção do cabo. Tampe o equipamento, o cabo foi removido , se necessário. Guarde o cabo em um lugar onde ele não será esmagado. Se o vidro ou o plástico é quebrada em qualquer lugar do cabo, o cabo inteiro estará inoperante.
De maneira simples, esse conceito trata da dispersão de luz quando ocorre uma mudança no índice de refração. Assim, a luz emitida pelo OTDR é refletida de volta para o equipamento e pelo momento em que a reflexão é recebida, o OTDR calcula o valor da atenuação do cabo óptico.
O teste com OTDR é realizado transmitindo e analisando o percurso da luz laser pulsada por uma fibra óptica. Diz-se que a medição é unidirecional quando a luz é inserida na extremidade de um enlace de cabo de fibra óptica.
Mecanismos de atenuação em fibras ópticas: absorção e espalhamento
Há dois tipos de perdas de potência óptica em emendas e conectores – a perda de retorno (defeitos na conexão) e a de inserção (inclusão de emendas e conectores no sistema). Para evitar perdas de retorno, os núcleos devem estar perfeitamente alinhados, ou o mais próximo disso possível.
Um atenuador é um dispositivo eletrônico que reduz a amplitude ou a potência de um sinal, sem distorcer sensivelmente a sua forma de onda. ... Atenuadores fixos são utilizados para baixar a tensão, dissipar potência, e melhorar o casamento de impedâncias.
A atenuação é qualquer fenómeno que causa a diminuição da potência do sinal propagado, mas não afecta a sua forma. A atenuação aumenta, exponencialmente, com o aumento do comprimento da fibra, reduzindo assim o alcance de transmissão.
Mas o que é “perda de retorno óptica”? A ORL é definida pela quantidade de potência que regressa ao transmissor, sendo considerada uma perda uma vez que esta potência não chega ao receptor.
A atenuação do sinal em potencia ao longo da fibra é medida em dB/km. As principais causas de atenuação na fibra definem-se por: absorção, espalhamento e curvaturas. Define-se como Perda por Absorção Total (Pat) a somatória das Perdas por Absorção Intrínseca (Pai), Extrínseca (Pae) e, por Alteração Atômica (Paa).
Atenuação é uma medida do enfraquecimento do sinal ou da perda de potência de luz que ocorre na propagação dos pulsos de luz ao longo da fibra multimodos (MMF) ou da fibra de modo único (SMF). As medidas são definidas tipicamente em termos dos decibéis ou do dB/km.
VSWR (Voltage Standing Wave Radio) pode ser definido como um indicador de quantidade de sinal refletida de volta ao transmissor em um circuito RF. ... Essa parte do sinal que é refletida contribui para a variação no nível do sinal que está sendo transmitido.
É possível derivar a fórmula ou equação VSWR mais básica diretamente de sua definição. A definição VSWR afirma que o VSWR é igual à tensão máxima na linha dividida pela tensão mínima. As flutuações de voltagem ocorrem como resultado da soma dos componentes de voltagem da potência direta e da potência refletida.