(2) Em guarda-civil, guarda é substantivo e civil é adjetivo. Nesse caso, os dois vão para o plural: guardas-civis. Seguem a mesma regra: guardas-noturnos, guardas-florestais...
Quando o primeiro elemento da palavra composta for verbo, somente o substantivo vai para o plural: guarda-chuvas, salva-vidas, porta-bandeiras, arranha-céus, quebra-molas, tira-gostos, beija-flores, bate-bocas... É importante não confundir guarda-chuva com guarda-civil. Em guarda-civil, guarda é substantivo.
[ Botânica ] Flor dessa planta. Plural: bem-me-queres. Plural: bem-me-queres.
Mãos de obra é o plural de mão de obra.
Pois foi o uso que consagrou a forma "joões" como plural de "joão", palavra presente em inúmeros compostos de nossa língua ("joão-teimoso", "joão-de-barro", "joão-ninguém", "joão-bobo", que, no plural, fazem, respectivamente, "joões-teimosos", "joões-de-barro", "joões-ninguém", "joões-bobos").
2. Mulher de um grão-duque. Masculino: grã-duque ou grão-duque. Plural: grã-duquesas.
O plural é = colheres.
[Gramática] O plural sãos e o feminino sã só correspondem nas acepções em que esta palavra é usada como substantivo: saíram do acidente sãos e salvos; mente sã.
No masculino, o correto é "são e salvo". Já no feminino, o correto seria "sã e salva". A expressão "são e salvo" significa que a pessoa, animal ou qualquer outro ser está em plena saúde e em segurança.
O nome em singular indica um só elemento. O nome plural indica mais de um elemento. ... O jeito mais comum para se formar o plural é acrescentar um s.
O singular e o plural indicam a flexão em número das palavras. O singular indica apenas um ser. O plural indica dois ou mais seres....-ão no singular para -ães no plural:
pencil s (plural: pencils)