Como é uma escola waldorf? Na educação Waldorf, os professores não utilizam livro didático ou caderno pautado, não há boletins, nem computadores ou aparelhos eletrônicos. As cadeiras não são enfileiradas, não há lousa e, na educação infantil, o ambiente escolar é semelhante a uma casa, com cozinha e sala.
Veja o que você precisa para atuar em uma escola Waldorf
Hoje, as 250 unidades Waldorf não chegam a representar 0,2% do setor – segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2018, o Brasil tem 184,1 mil escolas. No entanto, desde que foi criada, em 1998, a FEWB registrou um crescimento superior a 200% no número de estabelecimentos dedicados à pedagogia.
Existem atualmente mais de 1092 Escolas Waldorf no mundo e cerca de 1857 jardins de infância, localizados em mais de 64 países, sendo assim um dos maiores movimentos educacionais independentes do mundo.
A Pedagogia Waldorf parte de uma visão antropológica, que vê o homem como um conjunto harmônico que abrange três dimensões: físico, anímico e espiritual. Dessa maneira, fundamenta as práticas educativas que desenvolvem o aluno de forma integral, ou seja, associando habilidades corporais, cognitivas e emocionais.
Atuando na vontade da criança, a pedagogia Waldorf busca, nesta etapa, cultivar o brincar e a imitação como método primordial de conhecimento e aprendizagem. Segundo Steiner: “…a criança brinca ao imitar e quer brincar imitando.