EQST

Como Fazer As Primeiras Declaraçes Do Inventrio?

Como fazer as primeiras declarações do inventário?

As primeiras declarações devem ser apresentadas antes das citações dos interessados em um prazo de 20 dias a partir da data do compromisso de inventário, para depois ser lavrado termo circunstanciado.

Qual o prazo para o inventariante apresentar as primeiras declarações?

Feitas as intimações, as partes terão o prazo comum de quinze dias para se manifestarem sobre as primeiras declarações, ocasião em que poderão arguir erros, omissões e sonegação de bens (Art.

Quais são as etapas do inventário?

  • 1º Passo: escolha um advogado.
  • 2º Passo: verifique a existência de um testamento.
  • 3º Passo: faça a apuração do patrimônio.
  • 4º Passo: defina o tipo de procedimento a ser adotado (Inventário Judicial ou Extrajudicial)
  • 5º Passo: escolha o cartório.
  • 6º Passo: eleição do inventariante.
  • 7º Passo: arcar com as dívidas.
Mais itens...•6 de abr. de 2018

O que fazer após as primeiras declarações?

Apresentadas as primeiras declarações lavrado o termo respectivo, cumpre ao juiz mandar citar o cônjuge, o companheiro, os herdeiros e os legatários e intimar a Fazenda Pública, o Ministério Público, se houver herdeiro incapaz ou ausente, e o testamenteiro, se houver testamento (art. 626).

Quando o inventariante não prestar as primeiras declarações?

Requerida a remoção com fundamento em qualquer dos incisos do art. 622, será intimado o inventariante para, no prazo de 15 (quinze) dias, defender-se e produzir provas. Parágrafo único. O incidente da remoção correrá em apenso aos autos do inventário.

O que cabe ao inventariante nas primeiras e últimas declarações?

Arnaldo Rizzardo19 entende que estão entre as atribuições do inventariante dar início ao processo de inventário, prestar as primeiras e últimas declarações, prestar contas, administrar os bens do espólio, tudo isso até que a sentença de partilha transite em julgado.

Quais são as etapas do processo de inventário e qual o procedimento?

Fases do Procedimento:
  1. Petição comunicando o óbito e requerendo a inventariança;
  2. Despacho nomeando inventariante;
  3. Primeiras Declarações ou Declarações de Bens e Herdeiros;
  4. Juntada das Certidões Fiscais e Taxa Judiciária;
  5. Vista aos fiscais;
  6. Sentença homologando a partilha ou adjudicação;
Mais itens...•24 de mai. de 2019

Como ocorre o processo de inventário?

Quando uma pessoa vem a óbito, os seus bens passam a formar o chamado espólio, que inclui todo o patrimônio (como imóveis e dinheiro) e as dívidas do falecido. Esses bens são transferidos para os sucessores do falecido, mas,a antes, é preciso verificar quem tem o direito de receber esses bens.

O que são as últimas declarações?

INVENTÁRIO – ÚLTIMAS DECLARAÇÕES – NOVO CPC __), vem, com fulcro no art. 636 do CPC/2015, pedir a lavratura do termo de últimas declarações, informando que nada tem a emendar, aditar ou completar às primeiras declarações. O pedido do requerente encontra respaldo na lei, verbis: Art.

Como se escolhe o inventariante?

617 do CPC expõe um rol taxativo, no qual o juiz nomeará inventariante, na seguinte ordem: I – o cônjuge ou companheiro sobrevivente, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste; II – o herdeiro que se achar na posse e na administração do espólio, se não houver cônjuge ou companheiro sobrevivente ...

Tem preferência para o papel de inventariante o cônjuge ou companheiro sobrevivente desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte do de cujos?

A partir daí, observa-se que o cônjuge ou companheiro sobrevivente, qualquer que seja o regime de bens do casamento, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste, tem prioridade na investidura ao cargo de inventariante, uma vez que, achando-se na posse e administração dos bens, pode prestar mais ...