EQST

Que Significa Contrato Com Moratoria?

Que significa contrato com moratoria?

Em se tratando de Direito Comercial e Tributário, a moratória é um termo que designa a prorrogação do prazo concedido pelo credor ao seu devedor para que uma dívida seja paga. Ou seja, há um acordo entre ambas as partes, que se distingue da concordata por ter um caráter extrajudicial.

O que é moratória habitação?

Neste caso, significa que as pessoas singulares que tenham crédito à habitação própria permanente ficam dispensadas, durante um determinado período de tempo, do pagamento das prestações mensais dos seus empréstimos, quer da amortização de capital, quer do pagamento dos juros e comissões.

O que é moratória geral?

Moratória é a dilação do prazo para o pagamento de dívidas, vencidas ou vincendas, concedida pelo credor ao devedor. No Código Tributário Nacional, encontra-se prevista no art. ... 151, I, do CTN, nada mais é do que a dilatação do prazo de pagamento de um débito tributário vencido ou ainda por vencer.

Quem pode pedir moratória?

Quem está abrangido pela moratória? ... Assim sendo, podem beneficiar da moratória as empresas, empresários em nome individual, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e as famílias afetadas pela atual situação económica, mesmo tendo dívidas ao Estado e à Segurança Social.

Quando terminam as Moratorias habitação?

30 de setembro Moratórias do crédito à habitação terminam a 30 de setembro e famílias terão de retomar pagamento das prestações.

Quem pode pedir moratória crédito habitação?

Quem está abrangido pela moratória? ... Assim sendo, podem beneficiar da moratória as empresas, empresários em nome individual, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e as famílias afetadas pela atual situação económica, mesmo tendo dívidas ao Estado e à Segurança Social.

Quais os requisitos para a concessão da moratória?

Embora a moratória tributária seja um benefício para o contribuinte ela não se dá em razão dos seus interesses. Para conceder a moratória tributária, a autoridade fiscal deve justificar a presença do interesse público para motivar o ato administrativo.

Qual a diferença de moratória e parcelamento?

O parcelamento é o pagamento em parcelas que ocorre em circunstâncias de mora. O contrário ocorre na moratória, pois esta é concedida antes do devedor atrasar o pagamento; o Fisco autoriza antecipadamente à data do vencimento, a dilação do prazo para o pagamento do tributo em uma só quota ou em parcelas.

O que é preciso para pedir moratória?

Para a Moratória do Estado é necessário que assuma, sob compromisso de honra, que se encontra numa das situações definidas para acesso à Moratória. Terá de ser feita prova de ter a situação regularizada junto da Segurança Social e da Autoridade Tributária e Aduaneira através das declarações de não dívida.

Como aderir à moratória?

Lista de situações que permitem aderir à Moratória:
  1. Isolamento profilático.
  2. Doença.
  3. Assistência a filhos ou netos.
  4. Redução do período de trabalho.
  5. Suspensão do contrato de trabalho.
  6. Desemprego registado no IEFP.
  7. Trabalhador independente com redução da atividade económica.
  8. Trabalhador de Entidade com atividade encerrada.
Mais itens...

Como funciona moratória Santander?

É o adiamento temporário do pagamento das prestações de um empréstimo. Se, por exemplo, a moratória durar 6 meses e o empréstimo estava previsto terminar em junho de 2030, passa a terminar em dezembro de 2030. Durante esses 6 meses, não paga a prestação por inteiro ou paga apenas os juros.