No balancete de verificação são demonstrados todos os valores de patrimônio e de resultado, bem como as movimentações (de crédito e débito) e o saldo final. Através do balancete é possível analisar se houve gastos excessivos, desnecessários ou ainda se ocorreu alguma falha de gestão financeira.
No relatório em seu lado esquerdo ficam os Ativos da empresa e do lado direito os Passivos e o Patrimônio Líquido. A sua situação é sempre de equilíbrio, onde os Ativos são iguais ao montante de Passivos. Os valores são agrupados em contas para facilitar a análise e a sua ordem é determinada pela situação de liquidez.
Veja os passos principais para montar seu balanço patrimonial:
O balanço patrimonial é um relatório contábil gerado após o registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. ... A demonstração informa toda a situação patrimonial, ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma empresa.
Confira na sequência.
2) Quanto à estrutura do balanço patrimonial, é possível fazer a seguinte afirmação: a) No balanço patrimonial, as contas são agrupadas de modo a tornar sigiloso o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
De forma bem sucinta, é possível afirmar que o patrimônio líquido é o que representa a riqueza de uma determinada empresa. ... O balanço patrimonial é dividido em dois grupos. São eles: – O Grupo Ativo: Esse grupo representa os bens e os direitos que pertencem à empresa.
CAP 04 Quanto às demonstrações contábeis, é possível fazer a seguinte afirmação: As informações são estruturadas, e os sócios, acionistas e demais podem visualizar o andamento do negócio, assim minimizando erros.
Diferença entre passivo circulante e não-circulante Dessa forma, passivo circulante são as obrigações que devem ser pagas até 12 meses, enquanto o passivo não-circulante deve ser liquidado em um prazo superior a 12 meses.
São considerados exemplos de passivo circulante:
3.