A regra geral é não usar a crase antes do QUE. Porém, o acento grave é empregado quando houver a junção entre a preposição A com pronome demonstrativo A equivalente a AQUELA. Para não ter confusão, tente trocar o substantivo feminino antecedente por um masculino. Caso ocorrer AO QUE ou AOS QUE, haverá crase.
A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Sendo assim, a frase correta será: “Eu respondo a questões ou às questões (se precisar de artigo) de provas todos os dias”. Por outro lado, lembra-se do tal contexto que lhe falei? Então, o verbo responder pode ser transitivo direto se ele 'declarar' alguma coisa. Por exemplo, “Cláudia respondeu que vai estudar mais”.
A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas: Por se tratar da fusão da preposição “a” com o artigo “a”, a crase somente deverá aparecer antes de palavras femininas. Se ainda assim você ficar em dúvida, basta substituir a palavra feminina por uma masculina.
Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.
responder - verbo
Indicativo
Respondê-la ou responder-lhe? Depende do sentido do verbo na frase: 1) Faça a sua pergunta e me esforçarei em respondê-la. Nesse caso vou responder a você a sua pergunta.
Peço que responda a esta pergunta....responder.
Responderam ou responderão?
O verbo responder enquadra-se nessa situação. A resposta correta para o título dessa dica é: depende. ... O verbo responder pode ser classificado como intransitivo (que não necessita de complemento), transitivo indireto (complementado por objeto indireto) e transitivo direto (complementado por objeto direto).
Com a presença simultânea de dois complementos, o verbo responder atua como verbo transitivo direto e indireto. É usado sem preposição quando o complemento se refere a coisas e com a preposição a quando o complemento se refere a pessoas. Respondeu a pergunta ao pai.
Significado de Escrever verbo transitivo direto Compor a narração, a descrição de algo pela escrita: escreveu o holocausto. Enviar textos para um jornal ou trabalhar como escritor, redator: escrevia na Folha de São Paulo. Compor musicalmente: escreveu mais de 200 músicas.
As duas formas estão corretas. Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a.
O verbo atender estabelece regência com as preposições a, em e para, atuando como um verbo transitivo indireto com os seguintes sentidos: Quando indica o ato de reparar em algo de forma atenta, sendo sinônimo de reparar, notar, atentar,... Os familiares insistiram em não atender para os sinais de alerta.
A palavra “ao” é a junção de duas outras, a preposição “a” e o artigo “o”. Ao usar essa preposição junto a um adverbio de lugar, o locutor afirma que o lugar a que ele se refere é o seu destino. Quando você vai, você vai A algum lugar, e este lugar é o seu destino.
Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas....À utiliza-se apenas isoladamente, no singular (à) ou no plural (às), e nas seguintes palavras:
A preposição “a” é uma das mais ricas de significado da Língua Portuguesa. Ela se liga a centenas e centenas de termos e representa inúmeros significados. Na frase apresentada, há dois termos regentes da preposição “a”: “liberar” e “fazer”: Quem libera, libera algo a alguém; Quem faz, faz algo a alguém.
O A (sem H) é uma preposição que exprime distância ou tempo futuro. Ex.: O namorado morava a meio quarteirão de distância. O bebê chegará daqui a nove meses. Já o Há (com H) é flexão do verbo haver e indica tempo passado.
Exemplo: Fui à Bahia no mês passado. [à = preposição a + artigo a]. ... O Emprego do "à" com o sinal diacrítico ( ` ), denominado acento grave, indica que o artigo "a" é precedido pela preposição "a". O que temos aí é a fusão dessas duas vogais iguais, ocorrendo, dessa forma, o fenômeno da crase.
"A" pode ser aplicado como artigo ou preposição, mas da primeira forma não tem o porquê confundirmos, uma vez que o artigo são palavras que acompanham os substantivo. ... O Emprego do "à" (com crase) , indica que o artigo "a" é precedido pela preposição "a". a (preposição) + a (artigo). - Fui à escola.