No Pós-Operatório (PO) imediato, o choque hipovolêmico é o mais comum dentre os tipos de choques. O choque hipovolêmico é provocado pela perda sanguínea excessiva ou reposição hídrica ou sanguínea inadequada durante ou após a cirurgia.
Quando há morte dos tecidos, há a morte dos órgãos. Existem três tipos de choque: o choque hipovolêmico, choque séptico e choque cardiogênico.
O estado de choque caracteriza-se por uma oxigenação insuficiente dos órgãos vitais, que acontece devido a uma insuficiência circulatória aguda, que pode ser causada por fatores como trauma, perfuração de órgãos, emoções, frio ou calor extremo, cirurgias, entre outros.
O choque anafilático ocorre quando a pessoa entra em contato com alguma substância que excita o sistema imunológico, fazendo com que ocorra uma reação exagerada do organismo, produzindo convulsões, inconsciência ou acidente vascular cerebral no período de segundos ou uma hora após a exposição à substância.
Confira: Evite contato com possíveis desencadeadores alérgicos como alimentos, medicamentos, pólen, pêlos de animais, látex e picadas de insetos. Use um anti-histamínico de venda livre para ajudar a aliviar a coceira. Experimente aplicar compressas frias sob o inchaço na pele.
Sintomas da reação à picada de inseto em cachorro
Antialérgico para cachorro
Um cachorro que foi picado por escorpião ou apresenta sintomas similares deve ser socorrido imediatamente. A orientação é da médica veterinária Monique Remédio, de Americana. Tomar cuidados para evitar a presença do animal peçonhento na residência também é fundamental para não expor o pet ao risco.
O tempo de duração é de cerca de 6 horas. Nos casos mais delicados, a vítima recebe soro antiescorpiônico e fica em observação durante pelo menos 12 horas.