EQST

O Que Acting Out Na Psicanlise?

O que é Acting Out na psicanálise?

Segundo Laplanche e Pontalis (2001), genericamente, o termo acting out vem sendo utilizado em psicanálise para ações que apresentam caráter impulsivo, isolável em relação à conduta usual, que toma, muitas vezes uma forma auto ou hetero- agressiva.

O que é Acting Out e passagem ao ato?

Lacan define o acting-out como um subir à cena do objeto, enquanto a passagem ao ato seria um deixar-se cair ou um sair de cena. ... Desse modo Lacan irá dizer que o acting-out é uma transferência selvagem e que cabe ao analista, mediante seu ato, restituir ao objeto o seu lugar de causa de desejo.

O que é atuar na psicanálise?

A atuaçaoa é um comportamento marcado por um ato impulsivo e inconsciente que surge com o intuito de substituir uma angústia que nao consegue ser expressa pela verbalizaçao. Assim, a resoluçao do conflito nao é permeada pela reflexao e pela elaboraçao. A evacuaçao aplaca a angústia.

O que é a função continente?

A Função Continente do psiquismo constitui-se como um conceito muito abrangente, inscrevendo-se na capacidade de receber, conter, transformar e articular os elementos desordenados do exterior, de forma a possibilitar a sua integração no seu próprio psiquismo.

O que é o ato analítico?

O ato analítico implica o advento do sujeito como objeto causa do desejo. No seminário sobre O ato psicanalítico, Lacan (1967-1968/s.d.) busca a proximidade lógica entre o ato e a ação, situando o ato no centro da ação. ... O ato está presente no começo de uma psicanálise, tanto da parte do analisante quanto do analista.

Qual a relação entre acting out e resistência?

"Quanto maior a resistência, mais extensivamente a atuação (acting out) (repetição) substituirá o recordar, pois o recordar ideal do que foi esquecido, que ocorre na hipnose, corresponde a um estado no qual a resistência foi posta completamente de lado " (idem, p. 166).

O que é ato psicótico?

Já na psicose, há uma tendência a operar diretamente sobre o real nos fenômenos de passagem ao ato, como forma de barrar o Outro em sua dimensão invasiva e excessiva.

O que é função alfa?

A função alfa opera sobre as impressões sensoriais e emoções, transformando-as em elementos alfa, que possuem uma característica singular: podem ser armazenados, retidos na memória como experiências e, em geral, são transformados em imagens visuais, que por sua vez, sofrem novas transformações e são utilizados para os ...

Quem foi Bion e quais suas principais contribuições para a psicanálise?

Bion começou a estudar psicanálise durante um período de 2 anos como trainee do psicanalista inglês John Rickmann, e mais tarde foi supervisionado por Melanie Klein. ... Bion, então, decidiu viajar o mundo divulgando suas ideias em palestras e conferências, passando pelo Brasil durante a década de 1970.

O que é situação analítica?

Enfim, a situação analítica consiste na manutenção de uma relação entre dois parceiros, o analisante e o analista, situação essa mediada por um terceiro termo que, de início, é o significante sujeito suposto saber, pivô da transferência, cujo desfecho no desenrolar da experiência analítica possibilitará a inclusão, no ...

O que é analisante?

Quanto ao analisante, ele ocupa o lugar de agente, como um sujeito dividido [$], comparecendo no discurso que o qualifica – do histérico – com sua divisão subjetiva, com seu sintoma e, sobretudo, com um desejo de satisfazer a esse suposto desejo do grande Outro, que embora não exista, lhe cobra um preço: de gozar dessa ...

Qual a relação estabelecida por Freud entre a resistência e a atuação acting out no texto recordar repetir e elaborar?

"Quanto maior a resistência, mais extensivamente a atuação (acting out) (repetição) substituirá o recordar, pois o recordar ideal do que foi esquecido, que ocorre na hipnose, corresponde a um estado no qual a resistência foi posta completamente de lado " (idem, p. 166).