Coloque a ponta da caneta em água quente com a tampa e segure por aproximadamente 2 minutos. O calor emitido pela água quente penetrará na tampa e fará com que a tinta seca na ponta dissolva e desobstruirá a passagem de tinta, fazendo com que volte a funcionar rapidamente.
A caneta nanquim, ou mesmo a esferográfica, destina-se basicamente ao desenho linear. Para a obtenção de tons, portanto, recorre-se ao traçado de uma série de linhas paralelas, que, ao ser combinada com outra série de linhas, também paralelas mas orientadas em outra direção, resulta num tom sólido.
Tabela de Comparação das Melhores Tintas para Caligrafia
Coloque a tampa do fundo da caneta (cuidado q pode acabar vazando mais tinta ) depois coloque a caneta na posição vertical (com a ponta da caneta pra cima ) e vá alternando entre em pé e deitado. Depois que parar de vazar tinta da caneta limpe a ponta com um papel de preferência macio e comece a rabiscar.
Para recarregá-las, basta inserir um estilete perto da ponta e forçar um pouquinho para remover a seção. No caso da Staedtler e da Sakura, essa parte é toda prateada, e se destaca.
Apesar de não ser especificado pelo fabricante, é possível recarregar o marcador usando as aquarelas líquidas Ecoline. Basta abrir o corpo da caneta e pingar a tinta com um conta-gotas.
Esfregue o tubo de tinta entre as palmas das mãos para fazer a caneta funcionar. Coloque o tubo entre as palmas das mãos e esfregue-a uma na outra por cerca de 30 segundos. Com isso, a tinta esquentará dentro do tubo e será possível movê-la para a ponta da caneta.
O tamanho do ponto de uma caneta de ponta média é um milímetro, enquanto que a duração de sua tinta dura 2 quilômetros.
É possível escrever até 3 quilômetros de uma única vez com uma caneta esferográfica. Isso porque o fluxo de tinta que desse tipo de caneta é constante, passando do tubo de reserva para uma pequena bolinha que fica na ponta (daí, inclusive, o nome esfero + gráfica).
Geralmente, é feita à base de óleo, que é rapidamente absorvido pelo papel, ou de um solvente como o álcool, que evapora rápido. Também leva corantes, resinas e outros aditivos. Isso garante uma tinta viscosa, que não escorre do tubo, mas não muito grossa, para não entupir a carga.
Insira a tampa da caneta de volta com o cartucho encaixado por dentro. Gire a tampa no sentido horário para enroscá-la de volta. Segure a ponta para baixo sobre um pedaço de papel durante cerca de 10 segundos. Isso deve estimular a tinta a sair, fazendo com que algumas gotas caiam sobre o papel.
Se você tiver que tirar uma mancha de canetinha permanente do tecido de algum, é só usar o método do vinagre destilado; se tiver que limpar um tênis de couro, use protetor solar; por fim, use uma esponja de melamina para tirar manchas de tecidos normais e de couro.
Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água e esfregue delicadamente as manchas de tinta com uma escova de dente velha. Deixe de molho por 1 hora e depois é só lavar com água e sabão neutro.
Para tirar a mancha de caneta esferográfica, passe um algodão com duas gotas de álcool 70 na mancha, fazendo movimentos circulares e leves. Esfregue o mínimo possível sobre a mancha e a caneta chata vai saindo…
Use um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre. Polvilhe um pouco de bicarbonato na mancha; depois, pingue o vinagre. Deixe os produtos agirem por alguns minutos e, em seguida, tire tudo com uma toalha.
Passe sabão de limpeza profunda diretamente sobre a mancha e escove com água quente. Em seguida, use cloro para remover a tinta. Se o material do sapato for branco ou resistente ao cloro, use água sanitária.
Umedeça uma bolinha de algodão ou um paninho em álcool isopropílico e esfregue na tinta. O álcool isopropílico normalmente é a melhor opção para se remover as tintas à base de óleo encontradas na maioria das canetas, pois ele dissolve os óleos e facilita a limpeza.
Olha só:
Como remover excesso de tinta em spray de meus sapatos brancos
Para isso, pegue o calçado seco e passe a pasta de dente (use uma pasta branca) pelos locais que apresentam as partes amareladas. Depois, passe um pouco de água, esfregue com uma escova e deixe o tênis o secar. Se você estiver com pressa, é só passar um pano com água após usar a pasta de dente.
Tecido. Os sapatos de tecido podem manchar mais facilmente dependendo da cor. Por isso, é bom manter uma rotina de limpeza frequente. Use uma escova macia para retirar o excesso de sujeira e um pano úmido de água morna com um pouco de sabão neutro para a limpeza.