Abra o Explorador de Arquivos no Menu Iniciar ou Barra de Tarefas do Windows 10 e, na coluna da direita, procure pela unidade de armazenamento. Se o seu computador só possui uma unidade, ela é identificada como Disco Local (C:).
Como você sabe que está usando IDE ou AHCI? Vá para o Gerenciador de dispositivos e expanda os controladores do disco rígido. Se você vir "AHCI", está usando o AHCI. A boa notícia é que você pode alternar do modo IDE para AHCI no Windows 7 ou Vista sem reinstalar ou abrir o gabinete do PC.
Vamos lá:
O modo Advanced Host Controller Interface, ou simplesmente AHCI, é uma tecnologia de conexão avançada para discos rígidos e unidades SSD conectadas ao PC através da interface SATA.
Modo Raid você tem que usar 2 hds, seja para espelhamento ou desempenho (raid 0). AHCI apenas com 1 hd já funciona, e este quando selecionado, ativa o NCQ do HD. Modo IDE é seu hd normalmente instlado sem raid ou AHCI. Entenda um pouco mais sobre a tecnologia NCQ.
Quem quer mais confiabilidade e/ou segurança já pode usar, até nas placas mãe mais simples vendidas atualmente, o recurso SATA RAID. A tecnologia RAID (Redundant Array of Independent Disks) é usada há vários anos, em discos SCSI. ... Dessa forma, os dados são sempre duplicados, os dois discos têm conteúdos idênticos.
Se seu HD é SATA então deve estar em AHCI, se o HD for IDE então é IDE. ... Agora se vc pretende comprar um SSD, aí sim vale a pena usar AHCI, porque haverá aumento na taxa de transferência, coisa de 40% ou mais, e além disso, ele é ideal que funcione como SATA e não IDE.
RAID, sigla de redundant array of independent disks (Conjunto Redundante de Discos Independentes), é um mecanismo criado com o objetivo de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos existentes em um PC qualquer, através do uso de HDs extras. ... Tal esquema é a base do RAID 0.
RAID é o acrônimo para Redundant Array of Independent Disks (conjunto redundante de discos independentes). É uma tecnologia que cria um subsistema de armazenamento de dados que é composto por vários discos individuais, podendo ser HD ou SSD. O RAID serve como um sistema de confiabilidade, oferendo redundância.
A raid na Twitch é um recurso que streamers possuem para enviar sua audiência para outro canal ao vivo ao final de uma transmissão.
Ela possui dois objetivos básicos: tornar o sistema de disco mais rápido, com o uso de Divisão de dados (RAID 0); ou tornar o sistema de disco mais seguro, usando a técnica de Espelhamento (RAID 1). As duas técnicas podem ser usadas isoladamente ou em conjunto. A tecnologia RAID não é uma invenção nova.
Os tipos de RAID mais conhecidos são: RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 10 (também conhecido como RAID 1 + 0). O RAID 0 tem como objetivo principal melhorar o desempenho do servidor, contudo a sua confiabilidade é quase 0. Ao optar por usar o RAID 0, todos os discos passam a ser acessados como se fossem um só.
O nível do raid, normalmente indicado por um número, indica qual a tecnologia que está em uso. O RAID 0 é o "striping", enquanto o "RAID 1" é o espelhamento.
Na prática, isso significa que um sistema RAID composto por dois HDs com 500 GB cada terá justamente esta capacidade, em vez de 1 TB. O nível RAID 1 é claramente focado na proteção dos dados, ou seja, não torna o acesso mais rápido.
Como configurar RAID 0 Selecione os discos que tenham espaço não alocado que farão parte do conjunto RAID 0 e defina o tamanho do volume e clique em avançar. São necessários no mínimo dois discos (HDs) para criar o RAID 0. Selecione a letra do volume do disco e clique em avançar.
Você deve colocar os dois discos na mesma controladora, seja ela SATA3Gbit ou 6Gbit. Ao criar um volume RAID, todos os dados dos discos vão pro beleléu. Faça backup do que é importante pois uma vez o RAID criado, adeus dados.
Acesse configuração > drives SATA, defina o modo SATA do chipset para RAID. Vá para Advanced > drive Configuration, defina configurar SATA como para RAID. Vá para Advanced > drive Configuration, defina o modo de acionamento para aprimorado e defina a opção RAID como ativada.
Basta ativar o suporte no BIOS, acessar o BIOS RAID, "juntar" os dois discos e instalar o Windows. Se for o XP, gere o disquete com os drivers RAID (contidos no CD da placa-mãe) ou gere um CD usando o nLite para integrar os drivers caso não disponha de drive de disquetes.
Insira o disco de driver da sua placa-mãe do fabricante . Pressione a tecla "S" na próxima tela para digitar o RAID SATA menu de carregamento do driver. Selecione os drivers que você deseja instalar. Cada seleção motorista vai ser específico para o sistema operacional que você pretende instalar na máquina depois.
Como verificar se o RAID de hardware está configurado?
Se o tamanho dos HDs forem diferentes fica valendo o valor do menor, exemplo: 1 HD de 200GB e outro de 300GB ambos serão "reconhecidos" como tendo 200GB, então você acaba "perdendo" 100GB com o RAID.