Logo, o ponto de fusão da água é 0 ºC (sob pressão de 1 atmosfera). Para passar de líquida para vapor, a água deve atingir a temperatura de 100 ºC. Assim, o ponto de ebulição da água é 100 ºC (sob pressão de 1 atmosfera). Água no estado sólido, líquido e gasoso.
Resumindo: Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição (T.E.). Em geral, um composto é considerado volátil em razão das suas fracas interações intermoleculares, neste caso as moléculas se afastam levando o líquido ao estado gasoso.
As forças intermoleculares são responsáveis por manter a união entre as moléculas. Essas forças interferem na temperatura de ebulição (T.E) e solubilidade das substâncias formadas. Temperatura de ebulição (T.E.): quanto mais intensa for a força intermolecular presente na molécula, maior será sua T.E.
Verificado por especialistas O butano tem interação dipolo induzido, já a propanona a força intermolecular dipolo permanente . A medida que aumenta a intensidade das forças intermoleculares, maior será o ponto de fusão e ebulição.
100°C
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
Note que a taxa de evaporação é representada pela variação do volume evaporado no tempo (mm/dia), ou seja, de quanto se rebaixa o nível d'água (em mm) da superfície com área A.
A evaporação em qualquer tanque é resultado do efeito conjugado da radiação solar incidente (Rs), velocidade do vento (U), temperatura do ar (T) e déficit de saturação (d) entre a superfície evaporante e o ar atmosférico logo acima, ou seja, Evaporação = f [Rs, U, T, d] Características do TCA (Figura 1):